Operação do fim de semana prende cinco

Com a participação de representantes de vários órgãos de segurança pública de Brusque, foi realizada no fim de semana a primeira operação Se beber não dirija do ano de 2014. O resultado foi a prisão, em flagrante, de cinco motoristas que foram flagrados dirigindo após ingerirem álcool. Participaram da ação as polícias Civil e Militar, a Guarda de Trânsito de Brusque e o Ministério Público Estadual.
O resultado da operação foi apresentado pelo major Otávio Manoel Ferreira Filho, que chefia o setor de trânsito do 18º Batalhão da Polícia Militar. Ele ressalta a importância destas ações para reduzir o número de mortes no trânsito, como ocorreu em 2013, em comparação com 2012, onde a queda foi de cerca de 50% de mortes após a implantação destas ações.
No sábado (15) foram aplicadas 90 infrações de trânsito, sendo sete por embriaguez alcoólica e quatro delas o nível constatado ocasionou a prisão em flagrante de quatro motoristas. No domingo (16), a Polícia Militar deu sequência à operação, no bairro águas Claras, flagrando mais três motoristas embriagados e um deles foi preso em flagrante, o que totalizou cinco, apenas neste fim de semana.
O major Otávio lembra que o motorista que consome apenas uma latinha de cerveja, apesar de ser autuado, não caracteriza o flagrante, mas que certamente com o consumo de três latinhas de cerveja ele já terá complicação com a justiça e, além de arcar com multas que giram em torno de R$ 2 mil, ainda pagará fiança de pelo menos um salário mínimo para responder ao crime em liberdade. O motorista embriagado poderá, ainda, ter sua habilitação suspensa por um ano após o trâmite do processo.