Campanha vai abordar luta contra alcoolismo

Iniciou nesta segunda-feira (17) em Brusque a campanha Não deixe o álcool mudar o seu destino. Ação que será desenvolvida pelas secretarias da Saúde e Trânsito e Mobilidade até sexta-feira (21). A secretária de Saúde do município, Ana Baron Ludvig, disse que o trabalho de conscientização a ser desenvolvido está inserido dentro da programação do Ministério da Saúde na Semana Nacional Contra o Alcoolismo.
Em todos os espaços públicos, panfletos serão distribuídos à população, tratando sobre o tema, os cuidados e malefícios que o álcool pode ocasionar as pessoas de forma individual, profissional e familiar. Por parte da secretaria de Trânsito e Mobilidade, durante esta semana blitze educativas estarão sendo realizadas. O álcool também está presente no trânsito e maneira extremamente negativa.
No último final de semana, sábado (15) e domingo (16), em trabalho conjunto entre a Polícia Militar, Civil, Ministério Público, Instituto Geral de Perícia e a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) realizaram a operação Se Beber Não Dirija. O resultado desta ação foi a abordagem de 250 veículos, aproximadamente, sendo que 90 infrações de trânsito foram lavradas. Destas, sete por embriaguez alcoólica.
Ana Baron Ludvig entende que a melhor maneira para que haja uma diminuição no número de pessoas que infringem a lei e insistem em dirigir alcoolizadas é a conscientização.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2013, a doença do alcoolismo atinge 5,8 milhões de pessoas no Brasil. O índice de dependentes do sexo masculino (19,5%) é quase três vezes o do feminino (6,9%). A faixa etária de 18 a 24 anos, por sua vez, apresenta os maiores índices, com 27,4% de dependentes entre os homens e 12,1% entre as mulheres.

