Foi empossado o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade de Brusque. Renato Munhoz, que já era vice-presidente, irá presidir a subseção pelos próximos três anos. Além da presidência, também foram nominados os novos conselheiros e também delegados, durante uma solenidade ocorrida na Sociedade Recreativa Bandeirante, na noite de segunda-feira (14).
Um dos principais pontos destacados pelo novo presidente, ao que se trata de melhorias, é a chamada morosidade processual – a demora dos processos. “Com isso, estamos fazendo diversos contatos com o poder judiciário local e o ministério público, no sentido de envidar esforços e, com isso, paralelamente criar uma nova ideologia de resoluções de conflitos”, explica Munhoz.
Ele afirma que não serão aceitas ações que saem das prerrogativas da OAB, ou seja, não será apoiado o autoritarismo e nem desmandos por parte de autoridades. “Também temos em mente agir com bastante rigor na fiscalização do exercício ilegal da profissão. Que haja, efetivamente, a correta aplicação das sanções que são postas aos advogados que trabalham à margem da Lei, que trabalham denegrindo a imagem da advocacia catarinense”, completa.
Renato Munhoz, que ficou como vice durante os últimos três anos – terminados no último dia 31 de dezembro de 2015 – foi empossado no lugar de Paulo Piva, ex-presidente da OAB na cidade. Piva acredita que deixa a OAB de maneira tranquila, pois foram três anos trabalhados a quatro mãos. “Nós trabalhamos em conjunto desde o início da nossa gestão, e tenho certeza que eles está plenamente preparado para exercer o cargo pelos próximos três anos”, confia. Piva afirma que sairá temporariamente da OAB, mas ainda permanece à disposição da instituição, pois acredita que a Ordem precisa dos advogados para manter-se atuante.
BRUSQUE
O mesmo problema foi detectado pelo presidente da OAB de Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, sobre a morosidade do judiciário. “Avalio da mesma forma, é um dos gargalos que a gente está tentando resolver. Estamos trabalhando no sentido de melhorar essa velocidade no trâmite dos processos em Brusque”, afirma.
Ainda conforme ele, a OAB de Brusque é considerada um exemplo a ser seguido no estado todo, devido à harmonia, união e participação política. “Serve de referencial para as demais subseções do estado”, destaca.
Confira como ficou a nova diretoria:
Renato Munhoz – presidente
Eduardo Koerich Decker – vice-presidente
Jordana Cristina Staack Ristow – secretária geral
Fernando Rafael Correa – secretário geral adjunto
Anderson Petruschky – tesoureiro



