Três equipes irão vistoriar 159 obras

"Em um total aproximado de 159 obras em construção no município de Brusque e que envolve centenas de trabalhadores na área da construção civil, é necessário haver uma vistoria contínua nestes locais". A afirmação é de Izaias Otaviano, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb), que está concluindo formação como técnico de segurança do trabalho.
Ele informa que o sindicato terá uma atenção especial neste ano de 2014 para essa averiguação às obras. Para tanto conta em seu quadro funcional de duas técnicas de segurança no trabalho, além da parceria com o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon) para oferecer este suporte às empresas construtoras e em especial aos trabalhadores.
No ano de 2013, o Sintricomb contava com duas equipes de trabalho para realizar as vistoria. Neste ano de 2014, mais uma equipe foi formada para auxiliar. Assim, serão três equipes de atuação, contando com três técnicos de segurança e três diretores.
Otaviano coloca que um dos principais objetivos destas ações é garantir o direito mínimo conferido ao trabalhador, que é o da carteira profissional assinada. Cláusula há mais de 20 anos inserida na convenção coletiva da categoria e que específica que toda empresa que não cumprir com o registro do trabalhador em carteira estará passiva de notificação pelo sindicato.

