Falta de água e abuso na cobrança do lixo
Na noite de terça-feira (11) aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba. Entre os destaques a presença na tribuna popular de Reginaldo Pereira da Silva, morador do Bairro Imigrante, para denunciar a falta de atendimento médico nos dias 06 e 07 de janeiro do corrente ano na Policlínica.
Diversos assuntos foram levantados pelos vereadores, como falta da água, possíveis cobranças abusivas da Recicle (empresa responsável pela coleta do lixo) e importância da qualificação de profissionais para o mercado de trabalho.
Palavra livre:
Valdeci Gomes Ferreira (PDT) parabenizou o novo secretário de Obras, Valmir Zirke, pelo trabalho realizado nos primeiros dias.
O vereador também reforçou a situação do confuso e precário atendimento na Policlínica e Associação Hospitalar, relatando uma experiência pessoal após lesão em uma das mãos.
Também foram apresentadas imagens de 2011 e atuais de alagamentos provocados pelas chuvas na Rua José Rothermel, Bairro Guabiruba Sul.
Finalizando, o pedetista apresentou imagens de grupo de pessoas que utilizam uma cachoeira no Bairro Pomerânia, para atividades de lazer e solicitou providencias no que diz respeito à segurança.
Luciano Schlindwein (PP) salientou a onda de calor que atinge a região, reforçando a importância da conscientização da população para o não desperdício de água.
Sobre o início do ano letivo, o vereador reforçou o aviso que as aulas terão inicio na quinta-feira (13) na rede municipal de ensino, desejando um bom aprendizado a todos os alunos. Em seguida parabenizou a secretária de Educação, Edna Jasper, pela realização do V Simpósio da Educação.
No setor de cultural, destacou os cursos oferecidos pela Fundação Cultural em diversos horários.
Felipe Eilert dos Santos (PT) destacou visita de alguns vereadores guabirubenses na localidade de Pedras Grandes, divisão entre os municípios de Guabiruba e Botuverá. O local está sendo objeto de discussões já que à localidade pertence a Guabiruba, mas é assistida ao bom tempo pelo município de Botuverá. O vereador relatou a situação e disse ser justa a reivindicação botuveraense, mas primeira será necessário a consulta popular.
O vereador também comentou indicação de sua autoria requerendo ao presidente da casa, o encaminhamento de ofício ao governador do estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), solicitando cópia do projeto de construção das novas instalações da Escola Professor João Boos, assim como, venha a informar o prazo de início das obras e cronograma de execução, tendo em vista que o prazo já esgotou há 40 dias.
O V Simpósio da Educação também foi lembrado pelo vereador que participou de parte das atividades. Santos, ressaltou a importância do aperfeiçoamento profissional.
Por fim, lembrou a realização de mais uma Feirinha de Doação da Pata-Protegendo os Animais com Todo Amor, evento que acontecerá no próximo sábado das 9 às 13 horas no Salão Cristo Rei, em Guabiruba.
O presidente da Casa, Waldemiro Dalbosco (PP), relatou sua visita no V Simpósio da Educação, ressaltando a importância da capacitação para o melhoramento do ensino.
O tema baixa escolaridade e falta de mão de obra qualificada também foram expostos pelo vereador. Há muito tempo achava-se que o Brasil seria o país do futuro e há pouco tempo que esse futuro havia chegado, mas hoje é perceptível que não e uma das causas é a baixa escolaridade, afirmou Dalbosco.
Ainda sofre o tema educação o pepista apresentou a informação que segundo a Unesco o Brasil é 8º país do mundo em número de adultos analfabetos e que boa parte dos estudantes que saem das suas respectivas series, não aprendem o mínimo necessário para o ingresso no mercado de trabalho.
Nilton Rógerio Kohler (DEM) falou sobre a reforma ou construção de uma nova sede para Escola Professor João Boos. O vereador também lamentou a demora e lembrou que comentou nos bastidores que a troca da reforma para a construção de um novo educandário era somente para ganhar tempo.
O tema principal do pronunciamento do vereador democrata foi os constantes transtornos da comunidade com a falta de água em diversas localidades. Kohler fez um relato do seu contato com a direção da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Guabiruba e a informação prestada sobre problemas na distribuição. Indignado Kohler, afirmou que na realidade falta são investimentos no setor.
Cristiano Kormann (PP) abordou o assunto sobre a saúde, ele apresentou algumas explicações sobre o atendimento do setor, além de informar a presença da secretária de Saúde, Stela Maris Maccarini Fischer, nas próximas sessões para prestar esclarecimentos.
O vereador líder do governo na casa, Cristiano mostrou a preocupação do Poder Executivo no que diz respeito às cobranças abusivas da Recicle (empresa responsável pela coleta do lixo). O vereador informou o agendamento de audiência entre as partes com a participação do Procon.
Haliton Kormann (PMDB) comentou a presença de grupo pertencente ao JPMDB de Guabiruba, do prefeito da cidade Taquaritinga do Norte-PE e do empresário Marcelo Kohler, proprietário da MCJU.
Kormann falou sobre a situação da possível cobrança irregular da empresa Recicle, além de destacar os problemas no atendimento da saúde guabirubense.
Por fim, solicitou os nomes das 20 ruas que serão ou estão sendo pavimentadas, informação apresentado pelo prefeito Matias Kohler , em entrevista à imprensa.
Jaime Luiz Nuss (PMDB ) foi autor de indicação solicitando o envio de expediente ao Procon, para que o órgão intervenha em favor da comunidade, em decorrência das inúmeras irregularidades constatadas pelos contribuintes, em face das cobranças abusivas de taxas de coleta de lixo feita pela Empresa Recicle. Jaime destacou o contato com a comunidade e relatou alguns casos.