Esta semana a Rádio Cidade recebeu uma série de reclamações de usuários do transporte universitário que leva estudantes de Brusque para cidades de Blumenau e Itajaí. Os reclames eram desde a superlotação de veículos, no caso do deslocamento para Itajaí, até mudança no trajeto para Blumenau, o que fez com que os alunos perdessem aulas por atraso nas linhas.
Esta foi a reclamação feita pela estudante Ana Carolina Dada, que se desloca todos os dias para Blumenau. Segundo ela, que estuda na Furb, quatro ônibus saem de Brusque todas as tardes, período em que ela vai à universidade. Com exceção da primeira linha, que parte por volta de 16h30, as demais seguintes chegam com atraso.
“Até o ano passado, o ônibus fazia outra rota, fugia do trânsito infernal que tem no Centro de Blumenau e chegávamos sempre no horário. Agora, a empresa proibiu que os motoristas passassem pela rota mais rápida, alegando que a mesma tem três quilômetros a mais que a rota normal. Aí que fica a indignação de todos. São apenas 3 km a mais, que diminuem uma hora de percurso”, desabafou ela.
Outra situação diz respeito ao transporte para Itajaí e Balneário Camboriú. Segundo relato de uma estudante que utiliza o transporte diariamente, há situações em que os estudantes precisam quase que se colocar um sobre o outro para poder se acomodar. O registro fotográfico desta matéria, enviado à Rádio Cidade, dá uma amostra da situação.
CONTRAPONTO
A Rádio Cidade tentou contato por mais de uma vez durante o dia de ontem, terça-feira (8), e nesta quarta-feira (9) com o responsável pelo transporte universitário da Prefeitura de Brusque, Ademir de Souza, o Toto, para falar sobre as reclamações. Hoje pela manhã, Souza falou com a reportagem, mas não quis gravar entrevista. Sobre a situação dos atrasos para Blumenau, ele disse que o horário de final de dia é complicado e não tem muito o que se fazer, devido ao tráfego na região de Gaspar e até em alguns pontos de Blumenau. Quanto à quantidade de veículos para aquela região, ele afirmou que há o suficiente para atender a demanda.
Quanto aos reclames de superlotação nas linhas para Itajaí, Ademir de Souza disse que mais um ônibus seria disponibilizados a partir desta quarta-feira, totalizando cinco.
PROBLEMA RESOLVIDO
O contato feito pela estudante Ana Carolina Dada com a Rádio Cidade ocorreu na manhã de terça-feira. No mesmo dia, à tarde, a emissora fez os primeiros contatos com o responsável pelo serviço e relatou a situação.
Nesta quarta-feira, a estudante voltou a falar com a Rádio Cidade para informar que o problema do atraso e do trajeto, pelo menos ontem à noite, foi resolvido. “Ônibus está passando pela (BR) 470 e conseguimos chegar cedo na aula”, destacou ela.



