Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Militar de Guabiruba inaugurou o sistema de videomonitoramento urbano. Com as presenças de autoridades municipais e estaduais, as nove câmeras foram entregues à PM para auxiliar na segurança.
Segundo o secretário de estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba, desde a última semana o sistema já foi inaugurado em 111 cidades de Santa Catarina. “É uma ferramenta importante, que não substitui o nosso policial militar, mas auxilia o trabalho da Polícia Militar, principalmente na ostensividade”, disse ele.
Gruba ainda afirmou que, comprovadamente, o índice de criminalidade de cidades com o sistema implantado foi diminuído. Até o final de ano, o número deva passar para 145 municípios atendidos no estado.
O tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, que é responsável pelo grupamento de Guabiruba, explica que as imagens vão ajudar no policiamento, mas também no auxílio na hora da investigação, já que ficarão armazenadas. “Estamos pedindo agentes temporários, estagiários, ou até mesmo os policiais que ficam mais no destacamento, para que possam acompanhar as imagens do videomonitoramento”, pontua.
No máximo até o mês de abril, Brusque deve contar também com o mesmo sistema. Em Guabiruba, as câmeras funcionam desde novembro do ano passado. O valor do investimento para o novo programa foi de R$ 206.387,98, provenientes da Secretaria de Segurança Pública do estado e da Prefeitura de Guabiruba.



