Cuba, desvios e Hospital Evangélico
Na sessão desta terça-feira (11) da Câmara Municipal de Brusque, o vereador falou sobre um problema de saúde que alguém de sua família teve no final de semana. Relatou que a família possui condições de pagar um médico particular e que levou no Hospital Evangélico. O atendimento foi feito apenas mais de uma hora depois. Acabou desistindo e levou o filho para outro estabelecimento.
Em um segundo momento, Pirola falou sobre reunião que aconteceu na terça-feira entre vereadores que integram a comissão de segurança pública e setores que respondem diretamente pelo serviço na cidade. Destacou que foram identificados diversos problemas, desde a falta de material de trabalho até o efetivo das polícias e bombeiros.
Ainda na sessão desta terça-feira, Ivan Martins (PSD) falou sobre o apoio do governo brasileiro a Cuba. Citou empréstimo do BNDES para a construção de um porto naquele país e regalias financeiras que seriam dadas à terra de Fidel Castro.
Valmir Ludvig (PT) fez referência às críticas da oposição a ações de governo como o PAC, programa Mais Médicos, apoio do governo federal a Cuba, entre outros. Mencionou fatos relacionados a Brusque, como supostos desvios de dinheiro na gestão Ciro Roza, sem mencionar diretamente, mas dando a entender que se tratava do governo anterior, para rebater as críticas as ações do governo brasileiro em prol do país caribenho.
Marli Leandro (PT) abordou também o assunto Cuba. Ela disse que trata-se de um país onde vivem pessoas, seres humanos como qualquer um e com as mesmas necessidades. Segundo ela, fala-se tanto em globalização e sua importância, mas quando ocorre algum investimento em países com problemas surgem posicionamentos contrários.
Também aproveitou para mencionar os R$ 7,1 milhões que são fruto de um processo contra o ex-prefeito Ciro Roza sobre suposto superfaturamento em obras de asfaltamento na cidade de Brusque nos anos de 2007 e 2008. O investimento a cuba é empréstimo. E esses R$ 7 milhões que estão nesse processo, onde estão? Foi emprestado a alguém?, finalizou ela.