Ação entrega material educativo
A secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), estará realizando um trabalho intenso de mobilização nesse período que antecede o Carnaval. Na noite desta quinta-feira (16), em parceria com o Lions Universitário Uniasselvi/Assevim, o SAE entregou material educativo e preservativos para os acadêmicos.
A coordenadora do SAE, Aretusa dos Passos Baechtold, explicou que durante o período do Verão, em especial o Carnaval, existe um índice maior de infecção e as mobilizações estarão acontecendo em diversos pontos da cidade, onde serão distribuídos preservativos e material educativo, como aconteceu na faculdade.
Durante todo ano, o SAE faz testes para detectar doenças sexualmente transmissíveis. "Hoje, não se fala mais em pessoas que têm um risco e, sim, em pessoas que têm um comportamento de risco".
Durante a campanha de Carnaval em Brusque serão distribuídos 3 mil leques educativos, 6 mil folders e aproximadamente 30 mil preservativos. Para Aretusa, toda pessoa que teve relações sexuais em 30 dias sem preservativo ou teve algum acidente onde foi contaminado com sangue, tem um comportamento de risco. "Essas pessoas têm que procurar um posto de Saúde para solicitar um teste", destacaou a coordenadora.
Os testes acontecem por demanda livre, no período da manhã, sem a necessidade de requisição médica. A unidade de saúde fica localizada na rua Pastor Sandreski, no Centro de Brusque.


