Moradores da Rua José Antônio Fischer, Bairro Imigrantes, em Guabiruba, já cansados da mesma cena presenciada em dias de chuva, reclamaram sobre a lama que atinge às residências na localidade.
Segundo o morador Adilso Batistel, há pelo menos dois anos foi liberada uma instalação de área de encosta para aumentar a extensão da rua. Segundo ele, que mora na via há nove anos, a cada chuva que ocorre, a lama toma conta de parte da rua. “Deixa a rua intransitável”.
O problema já é conhecido pela administração pública. Segundo o secretário de Obras do município, Jair Antônio Brambila, o loteamento foi liberado de forma irregular há anos. Ele ainda conta que já tiveram conversas entre o proprietário do loteamento, os moradores da rua e a Prefeitura de Guabiruba. “A gente combinou de fazer um trabalho, que foi efetuado. Só que infelizmente o proprietário do loteamento ainda não conseguiu cumprir com a parte dele”, afirma.
No entanto, na última semana, com as chuvas que atingiram a cidade, a situação voltou a complicar a vida dos moradores. Conforme o morador, somente neste ano foram pelo menos quatro vezes que a situação piorou. “No ano de 2016, já foram várias vezes em que a rua ficou intransitável”, conta.
De acordo com o secretário, nesta terça-feira (8), às 17h30min, deve acontecer outra reunião entre as partes envolvidas na localidade. Já que no último sábado (5), o prefeito Matias Kohler realizou uma visita na rua.
Desta vez, se o caso não for resolvido, a Prefeitura de Guabiruba pode entrar com uma ação judicial junto ao Ministério Público, conforme Brambila. “Amigavelmente já foi notificado, já foram vários processos feitos para tentar resolver a situação e não está surtindo efeito. A gente vai agora tratar do assunto de outra forma”, destaca.


