Reformulação dos projetos pedagógicos

A secretária de Educação de Brusque, Gleusa Luci Fischer, fez uma avaliação sobre a semana de planejamento realizado na semana passada, de segunda (3) até sexta (7), com os profissionais de educação do município. Entre as prioridades para este 2014, segundo ela, está a reformulação dos projetos políticos pedagógicos das escolas municipais.
O motivo para a alteração, coloca a secretária, é que Brusque já vem trabalhando com a lógica do ensino integral, modelo que já trabalha com uma revisão de currículo e metodologia de trabalho diferenciado. Segundo Glesa, o ensino integral tem por objetivo qualificar o ensino para as crianças, oportunizando-as com todas as opções que uma escola pode oferecer para melhorar o aprendizado de seus alunos.
Este trabalhado de ensino integral iniciou nas escolas da rede pública municipal ainda em 2010 e avançou nos anos de 2011 e 2012, quando houve a concretização das diretrizes curriculares. Neste 2014 é intenção da secretaria de Educação ampliar este novo sistema de educação, mesmo que ainda não tenha sido aprovado pelo Congresso o Plano Nacional da Educação (PNE) que já vem tramitando na Câmara desde o ano passado e cuja a votação já foi adiada para o mês de novembro deste ano.
Gleusa Luci Fischer lamentou a decisão do Congresso. "Quem perde é a educação brasileira", comenta a secretária.


