Segundo maior evento do mundo apresenta novidades em tecnologia

Estudiosa da engenharia e da tecnologia, a professora universitária e doutora Vivian Siffert Wildner participou na última semana do Smart City Curitiba- Cidades Inteligentes. Considerado um dos maiores do gênero no país, ele tratou de apresentar as tendências sobreo tema. Trata-se do segundo maior evento desta natureza no planeta.
Segundo Vivian, entre os temas expostos ao longo dos três dias de realização o mesmo (de quarta-feira, 22, a sexta-feira, 24) estavam carros elétricos, energia renovável, iluminação inteligente, sensores e telemetria, segurança, privacidade e protocolos de conectividade.
“Tem uma empresas que está fazendo aluguel de carros elétricos. Empresas que trazem essa questão de sustentabilidade e que vai investir em alugar esses carros, fecharam com a Prefeitura de Curitiba para uma frota de táxi elétricos. Para fazer um teste”, pontuou ela sobre um dos temas expostos no evento.
Outras tecnologias presentes tratam de questões como segurança e o uso de ferramentas com reconhecimento facial. Pagar o ônibus através deste mecanismo ainda não existe no Brasil, mas também foi apresentado e deve chegar ao país em breve.
Vivian falou, ainda, sobre o uso de iluminação inteligente. A tecnologia permite que o uso desse serviço tenha controlado o desperdício ou consumo desnecessário com a interrupção do mesmo quando da ausência de pessoas em um ambiente, por exemplo.
A professora Vivian é engenheira de telecomunicações, mestre e doutora em engenharia elétrica, coordena o curso de engenharia da Unifebe, de Brusque, e se declara apaixonada por soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas através da tecnologia.