Há quatro anos, o governo do estado contratou a elaboração do projeto do Anel de Contorno de Gaspar. Após dois anos e quatro meses, os estudos foram concluídos pela empresa Iguatemi, de Florianópolis, mas a mesma alega que encontrou problemas com o solo e, consequentemente, precisarão de um custo elevado para a execução: segundo o governo do estado, R$ 336,7 milhões.
Nos últimos dois anos, uma comissão foi formada para cobrar as evoluções no projeto.
A última reunião do grupo ocorreu na sede do Departamento Estadual de Infraestrutura, na Capital, em agosto do ano passado.
Na ocasião surgiu a ideia de uma possível execução do Contorno dividida por lotes, nos moldes da duplicação da BR-470.
A intenção era discutir o assunto em um encontro com o governador Raimundo Colombo, mas o pedido de agenda acabou não sendo atendido.
Nas últimas semanas, propostas alternativas ao Contorno começaram a ser sugeridas por lideranças regionais. Segundo a Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau, em função do alto custo do projeto, ainda não há previsão para execução do Contorno.
A prioridade deve ser dada à revitalização da rodovia Jorge Lacerda, que teria orçamento de R$ 70 milhões e prevê duplicação do trecho entre Ilhota e Itajaí.
Fonte: Cruzeiro do Vale



