Trineta do fundador visita a pioneira Colônia Nova Itália
Marcando os 182 anos da chegada dos 186 pioneiros imigrantes italianos, que viriam colonizar e desenvolver terras brasileiras, a professora doutora Soraia Schutel, trineta do fundador da pioneira Colônia Nova Itália, o médico e violinista Henrique Ambauer Schutel, visita a Colônia Nova Itália, em São João Batista, nesta sexta-feira, 23.
Os pioneiros aportaram, em março de 1836, na baía norte da Ilha de Santa Catarina, no porto do Desterro, transportados pelo navio Correio. A primeira colônia de italianos no Brasil, além de Schutel, teve como fundador o armador Carlo Demaria, cidadão inglês, nascido em Gibraltar, possessão inglesa, com raízes em Gênova.
A chegada da professora Soraia Schutel no aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, está prevista para às 9h30min, de onde seguirá para Brusque, para encontro e almoço com o historiador Paulo Vendelino Kons, líder do Movimento “SC Requer a Correção do Erro Histórico”.
Às 14h30min, Soraia Schutel e familiares serão recepcionados na Prefeitura Municipal de São João Batista. Na Colônia Nova Itália, junto a Igreja São José, serão recebidos pela Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – ADANPIB, presidida pelo agricultor e memorista José Sardo, o Saulo, e comunidade local.
Soraia Schutel e familiares visitarão a Igreja São José e a sala onde o professor Juliano Mazzola ministra o curso de língua italiana, localizada no piso superior da sacristia. No cemitério anexo, os descendentes do fundador Henrique Ambauer Schutel depositarão flores na lápide tumular do pioneiro Giovanni Giuseppe Zunino: *1833 – Reino da Sardenha, + 26 VIII 1919 – Colônia Nova Itália.
Na sede da Colônia Nova Itália, a professora Soraia Schutel gravará um vídeo, em italiano, que será enviado ao presidente Michel Temer, para que ele agilize a correção do grave erro histórico cometido pelo Congresso Nacional e o presidente da República contra Santa Catarina, com a aprovação e sanção da lei federal nº. 13.617/2018, sancionada pelo presidente da República, em 11 de janeiro de 2018, e que atribui, equivocadamente, ao município de Santa Teresa, no Espírito Santo, o título de "Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil", que de fato pertence a Colônia Nova Itália, no município de São João Batista, em Santa Catarina.
Texto: Paulo Vendelino Kons