Sem risco de colapso

Diferentemente de cidades como Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú ou Itapema, em que a população tem sofrido com a constante falta de água devido ao excesso de consumo ocasionado pelo forte calor que tem estado presente na região litoral do estado, Brusque tem conseguido manter o abastecimento normalizado para a maioria da população. O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brusque (Samae), Rogério Ristow, descarta no momento a possibilidade de racionamento de água no município para os próximos dias, mesmo com a previsão meteorológica feita pela Epagri/Ciram de que a onda de calor irá persistir em Santa Catarina até a primeira quinzena do mês de fevereiro.
Ristow enfatiza que, apesar da escassez da chuva, o Samae tem conseguido manter ainda o abastecimento normalizado para a maioria da população brusquense em bairros localizados nas regiões mais altas do município. Isso apesar da dificuldade para o bombeamento dágua até estas localidades. Elas também estão sendo abastecidas mesmo que durante a madrugada.
Se investimentos não tivessem sido feitos como a compra de novos equipamentos, maquinário, troca e aquisição de reservatórios com maior capacidade de armazenamento dágua, Brusque poderia estar enfrentando as mesmas dificuldades de abastecimento dágua como outras cidades em Santa Catarina" comenta Ristow.
De acordo com a previsão meteorológica da Epagri/Ciram, de Florianópolis, o calor intenso e com temperaturas elevadas persistirá para os próximos dias no Médio Vale do Itajaí.



