Estudo mostra a participação dos vereadores
O Observatório Social de Brusque e Região realizou um levantamento da participação dos vereadores da Câmara Municipal de Brusque. O estudo levou em consideração cada ação durante o ano de 2013, nas sessões.
De 46 reuniões ordinárias/extraordinárias em 2013, os vereadores André Rezini (PPS), Celso Carlos Emydio da Silva (PSD), Dejair Machado (PSD), Ivan Roberto Martins (PSD), Moacir Giraldi (PTdoB) e o vice-presidente da casa, Valmir Coelho Ludvig (PT), participaram de todas. Os suplentes Deivis da Silva (PTC) e Felipe Belotto dos Santos (PT) também não registraram faltas.
Sete vereadores registraram faltas nas sessões ordinárias, três deles sem justificativa. São eles: José Isaías Vechi e Marli Leandro (ambos do PT), com uma falta cada, e o vereador Roberto Pedro Prudêncio Neto (PSD), que não compareceu três vezes sem justificativa. Outros cinco vereadores deixaram de comparecer uma sessão, porém justificaram as faltas. São eles: Edson Rubem Muller (PP), o presidente da casa, Guilherme Marchewsky (PMDB), e o suplente Célio de Souza (PMDB), além de José Isaías Vechi (PT). O vereador Jean Daniel dos Santos Pirola (PP) faltou duas vezes com justificativa.
Sobre a participação nas reuniões, os que mais apresentaram proposições foram Jean Pirola, com 83, Guilherme Marchewsky e Ivan Martins, ambos com 71. Os vereadores que mais se pronunciaram em 2013 foram Moacir Girardi (19 vezes), Valmir Ludvig (17 vezes), Ivan Martins e Marli Leandro (16 vezes).
Dois vereadores eleitos não assumiram seus postos, sendo substituídos pelos respectivos suplentes. Trata-se de Alessandro André Moreira Simas (PR), que assumiu a superintendência da Fundação Municipal de Esportes (FME), sendo substituído por Deivis da Silva, e Joaquim Costa (Manico), do PMDB, que também se afastou para assumir a diretoria de Obras da Prefeitura, deixando o suplente Célio de Souza (PMDB) em seu lugar.