Mais uma etapa da obra de macrodrenagem Bacia São Leopoldo começou na manhã desta sexta-feira (19) a ser concluída. A pavimentação asfáltica das ruas Daniel Imhof, e São Leopoldo indicam que os trabalhos previstos naquela fase chegaram ao fim.
O trecho que passa pelas melhorias, integra a extensão da rua Daniel Imhof que recebeu a implantação de 258 metros de tubos de 1,5 metros de diâmetro e 472 metros de galerias de 3X1 metro. Já na rua São Leopoldo, foram 199 metros de galerias 3X2 metros, assentadas da rotatória em direção a empresa Florisa.
De acordo com a Secretaria de Obras que fiscaliza as ações, a pavimentação asfáltica dos mais de mil metros de extensão das duas ruas, devem se estender até a próxima semana. O secretário da pasta, Miguel Comandoli, lembra que os servidores também complementaram os trabalhos com a confecção de novas bocas de lobo e a ligação da rede de micro drenagem nas galerias implantadas.
“A estabilidade do clima contribuirá para que na próxima semana possamos finalizar o asfaltamento das ruas. Os moradores daquela região merecem sentir os resultados positivos, que apesar dos transtornos, a obra proporcionará”.
A pavimentação das vias está sendo executada pela empresa Catedral, vencedora da licitação. Na sequência, a equipe deve iniciar uma nova etapa prevista em projeto: a limpeza e o alargamento do canal para a implantação da contenção em gabião. A proteção feita com uma caixa de tela de 1X1X1 metro, preenchida com rachão, se estenderá pelos 165 metros da vala que liga a rua São Pedro, nas proximidades do posto Ulber, até a rua Carlos Henrique Bruns.
Para a conclusão total da obra, a empresa construirá nos fundos da Unimed uma ponte em concreto, com onze metros de extensão, que visa ampliar a passagem da água. Segundo Comandoli, o objetivo é finalizar essas duas fases em 4 meses.
Além da implantação dos tubos e galerias na rua Daniel Imhof em direção a prefeitura, e na rua São Leopoldo, em direção à Florisa, os serviços de implantação de 616 metros de galerias 5X2 metros, nas proximidades do comércio Maroma, a concretagem do canal extravasor nos fundos da Unimed e a proteção das margens da rua Carlos Henrique Bruns com pedras detonadas, também já estão concluídos.
O valor total da obra de macrodrenagem Bacia São Leopoldo é de R$ 10.323.398,34, pagos por meio do recurso FGTS.




