Na próxima segunda-feira (22), o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, virá a Brusque para uma reunião com a direção do Hospital de Azambuja. O encontro visa o credenciamento da instituição para a realização de cirurgias bariátricas através do Sistema Único de Saúde.
Segundo o administrador do hospital, Fabiano Amorim, o encontro está marcado para as 10h, e o hospital tentará o credenciamento para diminuir as filas desse tipo de cirurgia em Santa Catarina. Em março, o Azambuja começará a realizar os procedimentos em pacientes com convênios.
Essas primeiras cirurgias são importantes para o futuro credenciamento no SUS neste tipo de caso. O governo cobra que toda a estrutura para qualquer procedimento esteja funcionando antes mesmo de realizar o credenciamento. Os equipamentos chegaram recentemente, e as cirurgias acontecerão na primeira quinzena do próximo mês.
As filas para a cirurgia bariátrica em Santa Catarina chegam a ter uma espera de dois a três anos, dependendo do caso. E para colaborar com a diminuição deste tempo, o Hospital de Azambuja tem capacidade de aumentar sua ocupação dos atuais 60% para em torno de 80 a 85% dos leitos.



