Participação da comunidade garante sucesso da FPL
Participação da comunidade garante sucesso da Feira de Produtos Locais
A vinda do público para a Feira de Produtos Locais antes mesmo das 7h, horário previsto para a abertura, garantiu as vendas e o sucesso da Feira realizada no sábado, 25, no estacionamento da Prefeitura. Nas duas primeiras horas já havia esgotado produtos como cuca, pão de milho e galinha caipira. As quantidades serão dobradas para as próximas edições, que a partir de agora ocorre todo sábado das 7h às 12h. Além de alimentos, como peixe, geleia, biscoitos, cucas, pães, doces, frutas e verduras, na Feira se encontram carvão, flores e artesanato.
O coordenador do grupo de agricultores, Tarcizio Decker, comemorou o movimento. Ele conta que desde agosto de 2013 os agricultores se reúnem com a Secretaria de Agricultura e Epagri para organizar a feira. Fomos trabalhando com o grupo pra conseguir vender nossos produtos, que são produzidos aqui no município. Estamos bem contentes que as pessoas apareceram e estão comprando mesmo, afirma.
Entre o público, Ana Baumgartner, de 84 anos, fazia suas compras. Veio com a filha e o genro, já que ficou arriscado sair de bicicleta, uma velha amiga. Eu gostei, têm muitos produtos frescos, disse ela, que tem preferência pelo queijinho e nata. A confeccionista Andreia Rodrigues, 37 anos, também aprovou a variedade dos produtos. Tá muito bom, tem de tudo um pouco, falou a moradora de Guabiruba, que iria para a praia levando da Feira cuca e galinha velha.
A Feira de Produtos Locais foi lançada pela administração municipal em junho de 2013 durante a 1ª Festa da Integração. Durante a abertura no sábado, o prefeito Matias Kohler lembrou que a ação consta no Plano de Governo, mas que só se tornou possível com o envolvimento dos agricultores. Foi um trabalho com mais de seis meses de preparação, de envolvimento de vários personagens, como a Secretaria de Agricultura, Epagri, Cidasc e Vigilância Sanitária e todo grupo de feirantes. A Feira nasce pequena no seu formato, com 13 agricultores, mas com uma procura além disso. Acreditamos que para 90 dias a estrutura aqui montada será suficiente, mas conforme o grupo aumentar, iremos modelar o espaço, declarou o prefeito.
Ele também frisou que o Governo Municipal está fortemente presente na organização neste momento, mas o objetivo é fortalecer a Feira e tonar o Poder Público somente apoiador (parte técnica, orientações de produção e espaço físico), sendo a organização, vendas e coordenação da Feira feita pelos próprios agricultores.
O secretário de Agricultura, Moacir Boos, informa que os produtores interessados em comercializar seus produtos devem ligar para 3354-1219. Acreditamos que com a abertura da feira, mais agricultores entrem para o Grupo, fazendo com que a gente ofereça mais quantidade e variedade de produtos, destacou Boos, reforçando que o objetivo da ação é oferecer produtos de qualidade e do agricultor direto para o consumidor.
LDO