Prefeitos da região se reúnem com representantes do Sinseb
Os prefeitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá se reuniram nesta sexta-feira (9) com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O objetivo foi o de debater a situação econômica dos municípios e a valorização dos servidores públicos de forma saudável, sem comprometer a folha de pagamento dos municípios e inviabilizar a gestão das prefeituras.
O prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, diz que tanto os prefeitos de Guabiruba, Matias Kohler, quanto o de Botuverá, Nene Colombi, foram chamados para uma roda de conversa junto aos líderes do sindicato, pois os municípios vivem praticamente a mesma realidade: queda no percentual de arrecadação em relação aos anos anteriores e risco ou extrapolação do limite da folha de pagamento.
“E por isso estamos aqui. Estamos vendo a situação caótica de vários municípios e precisamos procurar uma solução agora para não deixarmos estourar lá na frente”, comenta.
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, foi mais enfático. “Não existe prefeitura sem servidor, assim como não existe servidor sem prefeitura. Por isso, precisamos fazer uma reflexão acerca das reivindicações e quais são palpáveis, pois muitas coisas as administrações não conseguem atender, e isso acaba gerando uma frustração posterior ao servidor”, ressalta.
Já Nene Colombi, prefeito de Botuverá, elogiou a iniciativa do diálogo. “O que queremos é que o sindicato e servidores entendam de que forma podemos evoluir sem comprometer ainda mais os municípios, que já vivem momento difícil. Existe uma questão que sempre é levantada sobre os comissionados, mas nós, prefeitos, precisamos destes profissionais para atender os interesses públicos”, diz.
Por fim, os prefeitos ressaltaram que é necessário valorizar, também, todos os avanços conquistados pelos servidores nos últimos anos. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, ressalta que no ano de 2016 os servidores praticamente não tiveram avanço funcional, “mas em 2017 conseguimos quase 100%”.
Molina ressalta ainda que diversos servidores efetivos foram nomeados para cargos de coordenação, direção e direção-geral. Atualmente, 70 profissionais efetivos desenvolvem cargos de confiança em Brusque.
O presidente do Sinseb, Orlando Soares Filho, diz que a postura do sindicato sempre é de diálogo e avalia que o mais importante é que se chegue a um entendimento que satisfaça tanto os interesses da prefeitura quanto dos servidores. Além de Soares Filho a reunião teve também a presença de outros representantes do Sinseb.