A campanha “Eu ajudo na lata” entregou uma cadeira de rodas adaptada à jovem Daiane Cardoso Ribeiro (17), na tarde desta segunda-feira (15). A ação foi realizada pela Unimed em parceria com várias entidades de Brusque e contou com a presença de familiares da jovem, que possui paralisia cerebral.
Segundo o presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Alisson Habztreuter, a ação social “Eu ajudo na lata” tem como principal objetivo a arrecadação de lacres de latas. Com um pouco mais de um ano, a arrecadação contou com 1,273 quilos de lacres para a compra da cadeira de rodas.
Ele ainda explicou que há vários pontos de arrecadação espalhados pela cidade, inclusive com os associados. “A gente entrega o material publicitário e entrega um recipiente, onde são colocados os lacres, e as empresas fazem sua parte divulgando aos seus colaboradores”, acrescenta.
A jovem é aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e para a diretora da instituição, Sandra Helena Almeida, é um retorno de uma atividade que o município todo se envolveu. “Eu acho que é muito gratificante. Todo mundo se envolve, todo mundo tenta buscar para que uma pessoa consiga ter um recurso”, afirma.
Camile Bruns, assistente social da Unimed Brusque, que é a idealizadora do projeto conta que a ação iniciou em 2014 e deve prosseguir nos próximos anos. “A ideia é ser contínua. Porque assim que a gente for arrecadando os lacres, também vai vendendo. Assim que a gente tiver o recurso disponível, a gente vai em busca de uma pessoa para contemplar alguma pessoa”, completa.
A JOVEM
Daiane Cardoso Ribeiro, antes de receber a cadeira de rodas, passava o dia em um revezamento entre a cama e o sofá da casa onde mora, no Bairro Águas Claras.
Ela apresenta o quadro motor comprometido, com ênfase nos membros inferiores. Por não ter condições financeiras de comprar uma cadeira de rodas, tampouco uma adaptada, ela foi a beneficiada deste ano.




