Brusque tem 1.593 eleitores a mais que 2012
Brusque tem 1.593 eleitores a mais que nas eleições municipais de 2012. Pelo menos até a metade do mês de janeiro deste ano. De acordo com dados do Cartório Eleitoral, há dois anos havia 77.736 votantes cadastrados, enquanto que, atualmente, são 79.329.
De acordo com o chefe de cartório da 86ª eleitoral de Brusque, Guilherme Capistrano Benedt, esse crescimento é normal de um pleito ao outro e tende a ficar maior até o prazo final para regularização de dados junto à Justiça Eleitoral, que encerra em 7 de maio deste ano. Pela nossa experiência, até lá acreditamos que vá crescer mais ainda, destaca ele.
O eleitor que quiser ficar em dia com a Justiça Eleitoral, transferir domicílio e confeccionar o primeiro título tem até 7 de maio para fazer isto. Por enquanto, segundo Benedet, a procura por estes serviços é tímida, mas a tendência é que se intensifique próximo à data final.
Atualmente, o Cartório está atendendo em horário normal, das 13h às 19h. Porém, levando em consideração outros anos, a partir da segunda metade de fevereiro o espaço já deve atuar em regime espacial, com horário de expediente ampliado.
Se o eleitor procurar hoje vai evitar fila. Se deixar para últimos dias de abril ou começo de maio, certamente vai encontrar fila bem maior, explica ele, informando que a ampliação do horário de atendimento vai depender de determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Quem quiser transferir ou confeccionar o título de eleitor pela primeira vez deve ficar atento á documentação necessária: RG, comprovante de residência e de dispensa do serviço militar, no caso dos homens. Quanto ao comprovante de residência, ele deve estar no nome da pessoa.
Mas se isso não for possível, o eleitor precisa apresentar um comprovante que prove o vínculo com o endereço, como contrato de locação ou outro que ateste a informação. Quem for fazer o título pela primeira vez e que possui entre 16 e 18 anos, idade em que o voto não é obrigatório, deve levar a mesma documentação. É obrigado a votar quem tiver título eleitoral e idade entre 18 e 70 anos.
Colaborou Levi de Oliveira
OUÇA A MATÉRIA EM ÁUDIO