Secretária do Meio Ambiente fala sobre objetivos

A secretária do Meio Ambiente de Guabiruba, Bruna Eli Ebele, conversou com a reportagem da Rádio Cidade para falar dos objetivos da secretaria em 2014. Segundo ela, um dos intuitos é conseguir um consenso com o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Conseguir fazer o licenciamento aqui mesmo, em Guabiruba, não dependendo mais da Fatma.
De acordo com a engenheira ambiental, Guabiruba só dispõe de um termo de gestão compartilhada florestal. Nós fazemos a parte florestal, o corte de vegetação e a terraplanagem. Com essa habilitação, nós vamos fazer a atividade do licenciamento aqui mesmo, na Prefeitura.
Conforme ela, o compartilhamento florestal é como se fosse um esquema de licenciamento de terraplanagem e corte de vegetação.
A secretaria já estava implantada, porém, somente com um diretor de meio ambiente. Nós estamos tentando regularizar o que ficou ano passado.
Ebele aconselha os moradores que, antes de praticar qualquer ação florestal, procure a secretaria para a emissão da licença. Muitos fazem por livre e espontânea vontade, mas antes de fazer qualquer alteração no solo ou corte, deve informar a secretaria e pedir uma licença/autorização, explica.
Eles trabalham em três pessoas na secretaria: um diretor, a secretária e um auxiliar, dois formados em engenharia ambiental e um estudante do curso, respectivamente.
A secretaria de Meio Ambiente era uma das que não haviam sido ocupadas desde que o atual governo assumiu o comando da Prefeitura, em 2012.


