147 pontos liberados para banho nas praias
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulga relatórios de balneabilidade das praias de todo o litoral catarinense. Na última pesquisa, realizada em 23 de dezembro, foram avaliados 193 pontos de concentração de banhistas nas praias. Destes, 147 (76,17%) são considerados próprios. Já outros 46 (23,83%), foram considerados impróprios para o banho.
Na pesquisa, municípios como Itapema e Penha se destacaram com praticamente metade dos pontos considerados impróprios para o banho. Já Porto Belo, Itajaí, Imbituba e Laguna se destacaram por quase não ter pontos impróprios.
O relatório de balneabilidade da Fatma segue a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, onde para o ponto de concentração de banhistas ser considerado próprio, são necessários, no mínimo, 80% no nível de pureza nas últimas cinco amostras coletadas. Quando o nível está abaixo de 20%, o ponto é considerado impróprio.
Apesar das águas, em especial do mar, possuírem uma dinâmica constante, o histórico destas análises contribui para verificar o comportamento nos pontos monitorados. Em análises dos últimos dez anos foi possível identificar no conjunto dos 193 pontos monitorados situações contrastantes: 14 destes permaneceram mais de 90% do período impróprios; por outro lado, 33 pontos permaneceram 99% ou mais do número total de análises com situação própria para banho. O percentual citado corresponde a mais de 250 análises efetuadas semanalmente de novembro a março, o que permite afirmar da significância e confiabilidade das informações, as quais são divulgadas no site da Fatma.
Confira o relatório completo da Fatma no link: http://fatma.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=175


