Alagamentos, Bierfest, médicos e longevidade
No programa Cidade Em Foco desta terça-feira (14), o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, avaliou a situação dos alagamentos ocorridos nos últimos dias no município. Segundo Eccel, o período é característico de pancadas fortes de chuvas e algumas situações se tornam inevitáveis, dado o volume de água que acaba despencando.
Todo mundo sabe que no verão temos as chuvas com maior intensidade. Desde a semana passada, a Defesa Civil do estado vem alertando para essa possibilidade de chuvas ainda maiores. O que, de fato, aconteceu. Em determinados momentos, dependendo da intensidade da chuva, não há microdrenagem que resolva problemas de enxurradas, disse ele.
Entretanto, pondera Eccel, nas regiões onde as obras do PAC macrodrenagem já foram concluídas houve redução significativa deste tipo de problema. Ele citou como exemplo o Parque das Esculturas, cujos velhos problemas estão cada vez mais distante em relação ao volume de água que costuma despencar.
O que percebemos é que os problemas maiores estão concentrados exatamente onde teremos as obras de macrodrenagem este ano, continua o prefeito, citando que a população precisa se preocupar, também, em fazer sua parte. Um exemplo: a limpeza de bocas de lobo e evitar deixar que detritos e sujeira depositem nas mesmas.
Outro assunto abordado por ele foi quanto o trabalho dos novos secretários municipais, remajeados de pastas. Ao todo, seis secretarias mudaram de comando. Ele destacou como principal a da Saúde, ocupada por Ana Beatriz Baron Ludvig, que substituiu Cida Belli. Visitas às unidades de saúde estão sendo feitas para verificar a situação delas e o que precisa ser ajustado.
Na linha do assunto saúde, Eccel lembrou sobre a visita de um médico cubano, que esteve em Brusque na semana passada para avaliar o trabalho dos profissionais que integram a rede local e são oriundos do programa Mais Médicos, do governo federal.
Ainda durante o programa, o prefeito falou sobre a 1ª Bierfest, que começa na quinta-feira (16) e segue até sábado (18), no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, e o lançamento do programa Brusque: capital nacional da longevidade. Trata-se de ações voltadas à saúde da população e que serão desenvolvidas em diversos pontos da cidade a partir da próxima semana.