Atenção Básica de Brusque tem a melhor avaliação da região
Na última semana foi divulgada a avaliação da Atenção Básica dos municípios catarinenses e Brusque obteve a média 6,6 nos critérios avaliados, ficando apenas abaixo da capital - Florianópolis, entre os maiores municípios de Santa Catarina. É o maior índice entre as 14 cidades da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). A iniciativa do Estado, criada em 2004, permite a avaliação e o monitoramento da satisfação com a saúde pública catarinense.
Os dados analisados tem como base os resultados de 2010. Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Cida Belli, a prioridade do governo municipal em providenciar melhorias para a Saúde de Brusque foi providencial para a elevação do índice. "Muitas foram as ações, desde 2009, que têm permitido, em Brusque, um atendimento em saúde pública mais qualificado, estruturado e humanizado. Podemos citar o aumento no número de medicamentos, a ampliação das ofertas de especialidades, a redução das filas de exames, as reformas das unidades, contando com o médico 40 horas, além das ações de prevenção como a instalação das academias para Todas as Idades e programas comko o Brusque Saudável, que previne os riscos à saúde das pessoas".
A avaliação completa e os resultados de todo o Estado podem ser conhecidos no site da secretaria de Estado da Saúde, pelo link http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1406%3Aavaliacao-da-gestao-da-atencao-basica-em-santa-catarina-proesf&catid=458&Itemid=345.
Resultado da média por município:
Maiores cidades de Santa Catarina
Joinville - 5,2
Florianópolis - 6,7
Blumenau - 5,2
São José - 4,8
Criciúma - 5,3
Chapecó - 6,2
Itajaí - 6,1
Lages - 5,5
Jaraguá do Sul - 4,5
Palhoça - 4,1
Brusque - 6,6
Municípios que compõem a AMMVI
Apiúna - 4,9
Ascurra - 4,5
Benedito Novo - 3,7
Blumenau - 5,2
Botuverá - 5,2
Brusque - 6,6
Doutor Pedrinho - 5,3
Gaspar - 5,8
Guabiruba - 5,2
Indaial - 5,4
Pomerode - 5,2
Rio dos Cedros - 5,1
Rodeio - 4,9
Timbó - 5,6


