A chuva que caiu em Brusque neste sábado (11) foi suficiente para, em pouco tempo, causar alguns pontos de alagamento na região central da cidade. A unimóvel da Rádio Cidade percorreu alguns destes trechos e registrou em imagens os principais pontos em que a passagem de veículos estava impossibilitada ou dificultada.
A Rua General Osório, nas proximidades da ponte que leva ao Bairro Maluche, foi o primeiro local onde um bolsão de água trancava o trânsito. Lá, era possível observar uma lâmina de água de aproximadamente dez centímetros.
Local corriqueiro de cheias é a Avenida Arno Carlos Gracher, mais conhecida como a Beira Rio de cima. Na noite deste sábado, porém, não houve registro de acúmulo de água na via. Apesar disso, faltou energia elétrica naquela localidade.
Próximo daquele local, na Rua Barão do Rio Branco, próximo da Panificadora Zem, os moradores das imediações colocaram sacos de lixo para impedir a passagem do trecho que compreende aquele local, até as proximidades do Círculo Bom Samaritano, que também tinha grande acúmulo de água.
Já no Bairro Santa Terezinha, dois pontos chamaram a atenção por conta dos alagamentos. O primeiro, na entrada da Rua Guilherme Strecker. Cerca de cem metros da entrada da rua estava com acumulado de água. Mais a frente, um trecho corriqueiramente problemático, o do Archer e o do Stop Shop. As imagens mostram água no joelho de quem se aventurava a passar a pé.
De carro, então, nem pensar. Uma GM Ipanema que estava estacionada nas imediações, num pequeno aclive, encontrava-se com a água batendo quase que na metade do rodado traseiro.
Na Rua Itajaí, local onde também sempre ocorre o acúmulo de água, também houve, apenas, queda de energia elétrica. Na entrada do Bairro Nova Brasília, acúmulos de lama atrapalhavam o tráfego e oferecia perigo para os motoristas que se aventuravam em passar pelo local.
Ouvintes da Rádio Cidade entraram em contato com a reportagem e relataram que nas áreas periféricas, como o Bairro Águas Claras, houve pontos alagados por cerca de uma hora. A Defesa Civil está de prontidão e vem atendendo a várias solicitações.
Não se tem informações, até o momento, de deslizamentos. Na cidade de Guabiruba um trote levou uma guarnição dos bombeiros a se deslocarem até a localidade da Pomerânia. As informações davam conta de que os moradores de uma residência encontravam-se com um alagamento de um metro de água.
Se você tem alguma imagem de sua localidade com registro de alagamento, pode enviá-las para o e-mail cidadeam850@gmail.com.
Informação atualizada às 00h40min de domingo (12):
A Avenida Cônsul Carlos Renaux ficou completamente intransitável nos primeiros momentos da chuva torrencial que começou a cair em Brusque ainda no sábado (11). Alguns carros que estavam estacionados ficaram parcialmente inundados. Segundo a Defesa Civil, cerca de 60mm de água já foram despejados no município e na região, em apenas 1h de chuva.
Informação atualizada às 00h47min:
A internauta Ana Clara Pereira relata que na Travessa Dom Joaquim também houveram pontos de alagamento. Os motoristas daquela região encontraram dificuldades para transitar.
EDITADO POR: Levi de Oliveira