O combate ao mosquito da dengue segue firme e de forma intensa na região. Em Nova Trento, a equipe da Vigilância Epidemiológica reforçou a atuação depois da descoberta de mais um foco na cidade. Este foi localizado na região do Bairro Vígolo, no final do ano.
De acordo com o servidor municipal Hermenegildo Battisti, da equipe da Vigilância Epidemiológica, 90 armadilhas para capturar o Aedes aegypti estão espalhadas pelo município. O trabalho, inclusive, seguiu durante o final do ano, enquanto boa parte dos servidores estava de férias.
A dificuldade no combate ao avanço do mosquito está na quantidade de funcionários do setor. Apenas três executam as tarefas na Vigilância Epidemiológica. Várias armadilhas foram espalhadas pelo município. “A armadilha é um pneu com água que passamos toda a semana. Mesmo sendo chuva ou sol vamos visitar, pois o trabalho é muito sério”, destaca ele.
Os agentes orientam para cuidados com armazenamento de água em recipientes e locais que podem proliferar a presença do mosquito. A atenção especial está sendo dada aos cemitérios. “Colocamos cartazes em todos os cemitérios, falando com os cuidados que temos que ter com os vasos de água”, frisa ele.
No ano passado, a cidade de Nova Trento identificou dois focos de dengue. Um deles foi descoberto no mês de março e o outro em dezembro.



