O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, informou que sobre a obra de reforma na Escola João Boos em Guabiruba, já foram realizadas duas reuniões tratando sobre o tema, primeiramente ao final do ano passado, em novembro de 2015, com o secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e na última quinta-feira (21) com o governador Raimundo Colombo, em Florianópolis.
De acordo com o secretário, foi dada a autorização para a sequência desta reinvindicação guabirubense, porém, não foi encontrado nenhum projeto arquitetônico sobre a reforma da escola. Agora é necessário que seja aberto um processo licitatório para a contratação de um profissional que elabore o projeto arquitetônico. Outra informação é que o Estado só irá liberar verbas aos municípios a partir da segunda quinzena do mês de fevereiro deste ano.
Com os recursos em caixa, a ADR de Brusque irá abrir o processo licitatório para elaboração do projeto. Em relação às obras de duplicação da Rodovia Antônio Heill, que estão em ritmo mais lento por uma questão de estratégia, para não prejudicar o fluxo de veículos em época de veraneio.
A orientação é de que sejam retomadas as obras em sua plenitude a partir do próximo mês, fevereiro. Ewaldo Ristow Filho, disse ainda que na prática, a proposta de alteração de SDR para ADR é de que as agências tenham um papel ainda maior na articulação entre a região e o Estado, auxiliando na identificação e seleção de prioridades de forma mais regionalizada.
De acordo com o secretário a manutenção do Conselho de Desenvolvimento Regional não altera, porque o Conselho já vinha exercendo um papel deliberativo e não mais administrativo.


