Com a chegada do verão e do calor, os riscos de incêndios em vegetação aumentam. Desta forma, o corpo de Bombeiros Militar de Brusque emitiu um alerta para evitar este tipo de ocorrência.
Segundo o comandante dos bombeiros, tenente Hugo Manfrin Dalossi, isso é bastante comum nesta época do ano. “Principalmente porque o incêndio em vegetação está ligado a dois fatores: às altas temperaturas e períodos de estiagem prolongados”, explica.
Ele ainda afirma que existe uma lei que define como crime este tipo de incêndio. “A pessoa que ateia fogo em seu próprio terreno ou em resíduos pode estar incorrendo no artigo 41 da Lei 9.905, que trata da lei de crimes ambientais”, afirma.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, estas são as medidas para evitar incêndio em vegetação:
- Evite fumar na vegetação ou em locais com muitas árvores;
- Não lance pontas de cigarro para fora quando circular de automóvel;
- No interior das matas, ao acabar de fumar, certifique-se que o cigarro está bem apagado. Faça uma pequena cova, em terreno limpo e enterre o cigarro;
- Mantenha fora do alcance das crianças, isqueiros ou fósforos e evite fazer fogueiras no interior das matas;
- Não faça fogueiras em dia de vento intenso;
- Antes de realizar uma fogueira, preceda a limpeza do local, afastando as folhas ou outro combustível circundante;
- Após o incêndio extinto, os bombeiros podem ter de ocorrer a outros incêndios. Colabore no rescaldo e na vigilância da área queimada, quando solicitado;
- Tenha o máximo cuidado após a extinção de um incêndio, em especial se houver vento. É fácil dar-se um reacendimento;
- Um incêndio na vegetação pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos. Mantenha uma faixa limpa (acero) em redor da casa.



