Partido Novo será apresentado em Brusque na próxima semana
Criado em 2011, o Partido Novo se apresenta como novidade na eleição deste ano. Com foco em eleger deputados federais, senadores e o presidente da República, a legenda avança na busca por angariar simpatizantes das propostas por todo o país. No dia 27 de fevereiro, terça-feira, o partido fará uma apresentação dessas ideias e propostas em Brusque.
O evento está programada para começar às 19h30, no Innovare Hotel, no Centro da cidade. A explanação ficará por conta do presidente estadual do partido, Eduardo ribeiro, juntamente com filiados no município. A intenção é apresentar as ideias e propostas de um partido que não é formado por políticos e que defende a redução do tamanho do Estado e a interferência do mesmo na vida do cidadão.
O Partido Novo foi fundado em 12 de fevereiro de 2011, por 181 cidadãos de 35 profissões diferentes, nenhum deles político. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de setembro de 2015, tonando-se o 33º partido brasileiro.
O Novo defende a privatização de empresas públicas, o não uso de dinheiro público para campanhas eleitorais, além de fazer a escolha de seus candidatos através de um processo seletivo, por meio de provas, entrevistas e treinamentos, avaliando o alinhamento ideológico, a capacidade técnica, de comunicação, engajamento e mobilização do candidato.
Em 2016, o Partido Novo elegeu quatro vereadores em todo o país: Leandro Lyra no Rio de Janeiro, Felipe Camozzato, em Porto Alegre, Mateus Simões, em Belo Horizonte, e Janaína Lima, em São Paulo. O grupo iniciou o mandato cumprindo com obrigatoriedades assinadas em termo de compromisso com o partido antes mesmo das eleições, que incluía reduzir consideravelmente verbas de gabinete (no mínimo em 50%), ter no máximo seis assessores (no Rio de Janeiro é possível ter até 30), e abrir mão de diversas regalias como celulares e carros oficiais. Apenas os quatro vereadores juntos economizarão ao logo do mandato mais de R$ 10 milhões. O Brasil tem 56 mil vereadores.
Em Santa Catarina, o Novo já tem grupos de filiados organizados em diversas cidades, como Florianópolis, Palhoça, São José, Joinville, Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Lages, Chapecó entre outras. Há dez pré-candidatos a deputado federal e tem mais dois editais de seleção em andamento. O objetivo é lançar uma nominata de 12 a 15 candidatos à câmara federal, com um possível nome ao Senado.
Texto: Assessoria de Imprensa