Pratos natalinos
Na véspera e no dia de Natal, famílias e amigos se reúnem para celebrar a data, trocar presentes, fazer orações, e também, se alimentar com a ceia natalina. Neste momento, o que mais conta na hora de escolher a refeição é a tradição.
Segundo a chefe de Cozinha Juliane de Souza e Silva, os pratos típicos natalinos, normalmente, são os que vão com frutas, misturando o doce com salgado. O chester recheado, tender, a carne de porco tem bastante gente que prefere, e o bacalhau. Aqui, o que mais vende é o chester à Califórnia, que vem acompanhado de farofa, pêssego, ameixa, cereja e vai um molho de laranja por cima. Conforme ela, além desses pedidos, os clientes ainda solicitam o filé mignon de acompanhamento. Silva conta que tem muita gente que busca o tradicional, mas há quem busca o diferente, juntamente com o tradicional. Tem bastante gente que gosta de ousar.
Para outro chefe da região, Celso Lunardelli Sambaquy, além dos pratos típicos já citados, há quem prefira os frutos do mar, como o salmão, e também, quem peça a rabanada. Ao longo do tempo eles foram selecionados, o peru veio dos Estados Unidos, e depois ele foi sendo espalhado e ganhando fama. O avanço da navegação e dos transportes aéreos também contribuiu, introduzindo uma nova cultura na culinária dos países.
A gastronomia não estabelece uma regra, apenas um conceito. Não há nada que irá impedir alguém de experimentar e inovar ao fazer um prato. Combina com a cara de hoje em dia, do que é moderno, a gente estar experimentando novos sabores, sem perder a lembrança do que é o sabor tradicional. Segundo Sambaquy, vale à pena inovar na hora de colocar a mão na massa. De acordo com o que te agrada, a pessoa está aberta a fazer qualquer tipo de inovação. É bem pessoal isso. Mas, a novidade tem o seu valor, porém, nunca podemos esquecer a tradição, pois ela construiu o que vamos modificar.
Para ajudar nesta véspera de Natal (24), a Rádio Cidade colheu algumas receitas, fáceis e práticas, dos entrevistados. Confira:
Brandade de Bacalhau:
Ingredientes:
Batatas descascadas
1 kg de Bacalhau
1 xícara de nata
2 xícaras de cebola
Azeite de oliva
2 xícaras de leite
½ de manteiga
Queijo ralado
2 colheres de sopa de cebolinha e salsinha
2 dentes de alho
Sal a gosto
Modo de fazer:
Descasque as batatas, coloque-as para cozinhar e fazer um purê de batatas. Com um dia de antecedência, dessalgue o bacalhau. Depois dele dessalgado, coloque-o em uma panela, aferventa e desfie ele. Do bacalhau desfiado, junte a cebola e o alho refogados no azeite de oliva. Adicione a nata e misture bem. Coloque a cebolinha e a salsinha para o tempero.
Numa refratária, coloque uma camada de purê de batata, uma de bacalhau e outra de purê, como se fosse um escondidinho. Polvilhe com o queijo ralado, e coloque para gratinar durante 20min a 200 graus no forno.
Receita do chefe de cozinha Celso.
Salpicão de tender
Ingredientes:
1 Tender bolinha
1 lata de abacaxi em calda
1 pacote de uva passas
2 pacotes de batata palha
2 colheres de mostarda amarela
Maionese a gosto
Modo de preparo:
Em um refratário, corte o tender bolinha em cubos. Corte em cubos o abacaxi, acrescente todos os outros ingredientes e misture com a maionese. No final, salpique a batata palha em cima do prato
Receita da chefe Juliane
Publicado por Lana Martins