Na onda de democratização que vem tomando conta de grande parte do território brasileiro, Guabiruba também fez a sua parte nesta sexta-feira (20). Tudo por conta da cerimônia de posse de cinco novos conselheiros tutelares e três suplentes, eleitos por voto direto. O ato ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores, com início às 9h30min.
Em uma plena correspondência da população ao pleito, 400 pessoas estiveram presentes na sede do Conselho Tutelar do município para votar em seus respectivos candidatos em eleição ocorrida no último domingo (15).
Segundo José Henrique Filho, um dos que encabeçaram o processo eleitoral, já que é presidente do Conselho Municipal da dos Direitos da Criança e do Adolescente, o caminho até a concretização do pleito foi árduo, já que, até mesmo, um novo projeto de lei teve que ser aprovado pela Câmara de Vereadores de Guabiruba.
Antes, o conselho funcionava com meio expediente. Agora, com a nova lei, trabalhamos oito horas por dia, em dedicação exclusiva, ressalta. O que lhe impressionou foi a participação do público neste primeiro ato de escolha dos conselheiros tutelares. Em 2015 ocorrerá uma nova eleição.
Quem também conversou com a Rádio Cidade foi o prefeito guabirubense, Mathias Kohler. Ele foi mais um quem disse que as eleições surpreenderam pelo número de eleitores que votaram em seus representantes. Kohler espera cada vez mais uma população participante desses momentos democráticos.
A detentora do maior número de votos foi Isoli Elisabet Wippel, com 116 depositados em seu nome. Segundo ela, de 3 a 6 de janeiro ocorrerá uma série de treinamentos para todos os conselheiros eleitos. A partir desta data, já começarão a efetivação de novos projetos para o órgão em 2014. Elegeram-se, ainda, Nilceia das Graças Garcia de Souza, com 84 votos, Carla Airoso Bitelbrunn, 45, e Maiara Raquel Pile, com 29 votos. A suplência será ocupada por Luiza Kormann, que obteve 27 votos, Patrícia da Silva Luchatti, com 24, e Vanuza de Souza Pereira, com 18 votos.
Além dos já citados, estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, o vereador Luciano Schlindwein, representando o Poder Legislativo da cidade, Armando Dalbosco, gerente de Assistência Social da secretaria de desenvolvimento regional de Brusque, além da secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego do município, Neide Luzeti Hort.



