A igreja São Sebastião, que fica situada no Bairro Limoeiro, comemora este ano um século de existência. Para celebrar a passagem da data, a comunidade prepara festa, que começa no dia 8 e segue até 11 de fevereiro. Entre os atrativos haverá missas, serviço de bar e cozinha e o corte de um bolo no último dia do evento.
As atrações começam na quinta-feira, às 19h30, com a presença do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönk. Ele vai celebrar missa para abrir as comemorações. Programação que segue no mesmo horário na sexta-feira e no sábado.
Já no domingo, os festejos começam às 10h. O corte do bolo ocorre às 12h30.
Todos os dias haverá churrasco, cachorro-quente, bebida, roda da fortuna, entre outros serviços.
O presidente da Associação de Moradores do Limoeiro, Luis Sérgio Tambosi, é um dos que está à frente da organização. Segundo ele, a festa é um momento de unir a comunidade, independente da religião, para celebrar um momento histórico para aquela região.
Os moradores fizeram levantamento histórico sobre a trajetória da comunidade e a construção da igreja. “Montamos um vídeo que vamos passar nas missas, para recordar um pouco das pessoas, nossos antepassados e como era a história”, pontua Tambosi.
Antigamente, para escoar a produção agrícola de Brusque para o Porto de Itajaí era necessário através de carroceiros ou de barco pelo Rio Itajaí Mirim. Onde há hoje em dia o centro comunitário havia um pé de limoeiro. A árvore era utilizada para descanso das tropas e dos animais que transportavam as cargas. Essa seria, segundo os moradores, uma das razões do nome daquela comunidade.



