Para marcar o encerramento da campanha Janeiro Branco, a praça da Cidadania foi tomada por diversas atrações, nesta quarta-feira (31). A ação foi promovida pela Secretaria da Saúde de Brusque.
Apesar da chuva, a banda Os Alquimistas, da Fundação Cultural animou o encontro trazendo canções elaboradas nas oficinas durante o tratamento dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial 2 e Álcool e Drogas - Caps 2 e AD.
“As oficinas em saúde mental vão de acordo com a necessidade do usuário, indo além da execução da atividade e buscando a integração e o vivenciar do paciente. Através da música, se trabalha questões da pessoa e seus sofrimentos e a composição da letra são considerados relatos pessoais”, explica o músico Bernardo Cardeal. Ele ressalta que na etapa final da composição musical é feita uma adaptação da letra com a questão estética, prosódica, tempos e compassos que vão transformar em um objeto de música.
Com o tema "Quem cuida da mente, cuida da vida", todas as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Serviços em Saúde promoveram um momento de reflexão em alusão a campanha do Janeiro Branco. Uma dinâmica utilizando bilhetes e urnas, viabilizou o repensar sobre os seguintes aspectos: O que te faz sofrer? O que você espera para 2018? O objetivo desta atividade foi de incentivar as pessoas a pensar no novo ano que iniciou e o que podem mudar para serem mais felizes e realizadas.
O resultado dos temas mais incidentes das urnas foi discutido durante uma dinâmica de grupo. O diretor de Saúde Mental, Jorge Schneider destaca que a proposta do evento foi alcançada. “Os resultados das urnas vão nortear as ações das equipes de saúde mental para trabalhar com os usuários da comunidade com o objetivo de minimizar o sofrimento, buscando um meio para retirar o cidadão da fragilização psíquica e reintegrá-lo na sociedade”.
Texto: Secom



