A presença de animais em hospitais como parte no tratamento de pacientes, comum em países como Estados Unidos e Inglaterra, está começando a ganhar força no Brasil. Poucas instituições no país têm certificação internacional que autorize a entrada de pets nesses estabelecimentos.
Um deles é o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, que passou por três anos de testes e treinamentos com equipes para conseguir a liberação para a visita de animais de estimação aos pacientes, mesmo àqueles internados em unidades semi-intensivas.
Neste final de ano de 2015 na Assembleia Legislativa de SC, deu entrada um projeto de autoria do deputado estadual, Vicente Caropreso (PSDB), que é médico neurologista, e defensor da ideia de que a presença destes pets em alguns casos de internações hospitalares, de alguma forma eles auxiliam na recuperação dos pacientes.
O projeto do deputado caso seja aprovado pela AL terá validade para todos os hospitais do Estado, que terão a obrigação de se adequar em infraestrutura para receber estes animais. Caropreso explica que os pets também teriam de cumprir com algumas exigências para ter acesso ao interior dos hospitais.
Ainda conforme o PL teria direito de receber a visita destes animais de estimação, pacientes em tratamento de quimioterapia, queimadura e transplantados. Pacientes em isolamento hospitalar não teriam este direito.




