Levantamento aponta ao menos 100 ruas alagadas

Após as chuvas que ocorreram no domingo (27), em Brusque, a equipe da Defesa Civil continua na rua, atendendo às ocorrências. Até o momento foram registradas mais de 100 ruas alagadas, em nove bairros do município e 12 deslizamentos, além de queda de muros e árvores. Há quatro famílias desalojadas.

O número, como explica a diretora de Defesa Civil, Renate Klein, ainda deve aumentar: “Ainda estamos com a equipe na rua, registrando os estragos causados pela água e isolando e interditando locais de risco”. Os bairros que mais registraram ocorrências foram Limeira, 1º de Maio e Nova Brasília.

Renate lembra ainda que as pessoas que moram próximo a encostas e áreas com riscos de alagamentos devem continuar atentas, pois nesta época há muita incidência das chuvas típicas de Verão. “Há um alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres para possíveis deslizamentos, por isso continuar observando possíveis movimentações de terra”.

A equipe de plantão da Secretaria de Obras iniciou os serviços de limpeza e manutenção das vias ainda na manhã de segunda-feira (28). Os trabalhos começaram pela rua Nova Trento, Florianópolis, Primeiro de Maio, Monte Castelo e Joaquim Zucco. De acordo com o secretário Miguel Comandolli Júnior todos os serviços de limpeza e manutenção estão sendo intensificados.

Ao longo do dia, o prefeito de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto, vistoriou alguns dos locais mais atingidos pelas chuvas. “Todas as providências já foram tomadas. Faremos a distribuição de colchões e roupas às famílias desalojadas. O foco agora é a limpeza das vias e a Defesa Civil continuará com o levantamento dos locais atingidos e áreas com risco de deslizamento”.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Brusque