A secretaria de Obras e Serviços Públicos de Guabiruba teve um ano de 2015 de adaptação, novo comando e também de importantes serviços para a comunidade e também em parceria com a comunidade. É a forma que o secretário Jair Antônio Brambila avalia os trabalhos neste ano.
Durante o início do ano, quem ocupou a vaga foi o vice-prefeito Valmir Zirke, e em abril, Jair assumiu a vaga deixada em aberto. Um dos fatores que mais atrapalhou o serviço da secretaria foi o grande volume de chuvas durante o ano. Segundo ele, a pasta já é cobrada naturalmente, mas a cobrança com os problemas das chuvas aumentou.
Desde junho, a frequência de trabalho teve de ser diminuída, por conta da mudança de horário, e também pela queda na arrecadação, situação geral no país. Na visão de Jair, isso afetou o ataque aos problemas, já que os trabalhos tiveram de se adaptar à nova realidade financeira do município.
A frota da secretaria de Obras de Guabiruba já é pequena pelo próprio tamanho da cidade. Por isso, a necessidade da manutenção dos veículos estar em dia é grande, justamente para que o serviço não pare. Isso foi sentido nos trabalhos de adaptação para a mudança do trânsito na região central.
Um dos marcos de 2015 foi a pavimentação em parceria com a comunidade, possibilitando a melhoria mais rápida das condições das ruas. Isso ajuda até mesmo no serviço de manutenção das outras ruas, que ainda buscam a pavimentação, ou até mesmo não tem a adesão necessária para o serviço.
Iluminação pública é um problema frequente na visão do secretário, principalmente pela grande queima de lâmpadas. Com a equipe de iluminação reforçada e novos equipamentos para o serviço, a demanda deve diminuir, por conta da resposta rápida.



