Por volta das 11h da manhã de quarta-feira (23), o Pelotão Aéreo da Polícia Militar (PaPM) realizou um resgate emocionante e um parto em pleno voo. O fato entrou para a história da Polícia Militar de Santa Catarina, pois além de emocionar os pais, também foi marcante para os socorristas.
Segundo o major Fernandes, relações públicas do PAPM, no final da manhã de ontem, o helicóptero Águia 02 da PM realizava o patrulhamento aéreo preventivo na região do Litoral Norte catarinense, quando os militares receberam um chamado de emergência vindo de posto de saúde na cidade de Barra Velha.
Após o chamado, a aeronave já estava na unidade de saúde básica, onde uma adolescente de 15 anos entrava em trabalho de parto. Imediatamente os policiais acomodaram a gestante no helicóptero e, com o médico que acompanhava a moça, decolou rumo ao hospital de Joinville. Para a surpresa de policiais e médico, a criança não esperou e acabou nascendo após três minutos da decolagem em pleno ar.
Logo após o parto, a criança prematura de sete meses sofreu uma parada respiratória, mas foi rapidamente reanimada pelo médico e por um policial. Após o sufoco nas alturas e 12 minutos de voo, o helicóptero Águia 02 pousou em Joinville onde foi recepcionado por uma equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A mãe e a criança foram encaminhadas ao Hospital São José em Joinville e passam bem.



