O Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof foi palco da formatura de 540 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo federal. Alunos de 21 cursos e 39 turmas receberam a certificação conferida pelo Senai, Senac e Instituto Federal de Santa Catarina (IFC) na noite desta terça-feira (11). Além das instituições citadas, a Prefeitura de Brusque, através da secretaria de Assistência Social e Habitação, completou o circulo da parceria que atuou na qualificação profissional em 2013.
Vale lembrar que o principal objetivo do Pronatec é promover a integração das pessoas ao mundo do trabalho, ampliando a oferta de qualificação profissional. O público alvo é formado por pessoas a partir dos 15 anos de idade. São cursos são totalmente gratuitos e os alunos ainda receberam material didático, auxílio transporte e alimentação. A carga horária varia de 160 a 350 horas/aulas. Após a cerimônia de terça-feira, um grupo de alunos do curso de libras fez uma apresentação especial ao público.
Entre os cursos oferecidos pelos parceiros do Pronatec em Brusque, destacam-se os de eletricista instalador predial, modelista, soldador, mecânico de máquina de costura e de malharia, costureiro, talhador de tecidos, libras, espanhol e inglês. Nem todos os cursos já foram concluídos e alguns deles se entendem ainda no primeiro trimestre de 2014.
Entre as pessoas presentes na entrega de certificados registra-se o prefeito Paulo Roberto Eccel, a secretária municipal de assistência Social e Habitação, Patrícia Freitas, o diretor do Senai, José Wanderlei Cardoso, o coordenador adjunto do Pronatec, Hélio Maciel Gomes, a diretora do Senac, Ana Cristina Heil Beli, Sarli de Amorim Zunino, represente da SDR/Brusque, e a aluna Sandra Sapeli, que integraram a mesa de autoridades.