Reservatório do Bruschal será instalado em outro local

Depois de muita polêmica, reclamação dos moradores e até intervenção junto ao Ministério Público, o reservatório de água instalado pelo Samae de Brusque no Loteamento Bruschal, bairro Azambuja, vai ser retirado dali e colocado em outro local. A informação foi confirmada esta semana para a Rádio Cidade pelo diretor-presidente da autarquia, Wilian Molina. Alguns terrenos, inclusive, já estão mapeados.
Segundo ele, atualmente existe uma orientação do MP para que se use o reservatório com capacidade máxima de 40%, ou 200 mil litros de água. Algo que não atende a necessidade de demanda de consumo, pois a estrutura foi erguida para comportar 500 mil litros. Além disso tudo, somam-se os problemas e riscos apontados para que a estrutura fique onde está. Como o de desabar e atingir residências próximas.
“Temos ali um vértice do morro muito próximo. E é aquele vértice que nos preocupa. Daqui a pouco, apesar de o reservatório não apresentar nenhum risco para aquela comunidade, mas aquela posição do morro pode apresentar. Se acontecer alguma coisa de deslizamento, a responsabilidade pode vir a ser do Samae”, pontua ele.
Em explicação mais simples, ao usar o termo “vértice”, Molina confirma que a estrutura do reservatório está posicionada na ponta do morro. Ou seja, junto à encosta e isso quando de deslizamentos pode fazer com que ele acabe cedendo e despencando sobre as residências.
De acordo com o diretor-presidente do Samae, três terrenos já estão mapeados e podem abrigar o reservatório. Dois deles ficam bem próximo do atual, mas em áreas que não oferecem nenhum tipo de risco. Um a pouco mais de 200 metros do atual, preto da rotatória nas proximidades do Cemitério Municipal Parque da Saudade.
O segundo é o terreno do próprio cemitério, na área do estacionamento. O espaço é bem amplo e não atrapalharia a movimentação que existe atualmente naquele local.
Por fim, o terceiro terreno fica na região de acesso à pracinha, também perto do cemitério parque da Saudade. Todos estes imóveis pertencem à Prefeitura e não haveria necessidade de desapropriação.
“Já decidimos: o reservatório vaio sair dali. Isso já está decidido. O prefeito Ari Vequi já decidiu e eu, como representante do prefeito no Samae, já estou tomando todas as providências”, frisou Molina.
A polêmica
Inaugurado em 2019, o reservatório do Samae no Loteamento Bruschal entrou em operação com promessa de operar em 500 mil litros de água. Situado perto de residências e em um encosta de morro, logo virou motivo de dor de cabeça para quem residia no entorno.
Os moradores passaram a questionar a segurança e pedir a retirada da estrutura dali, negada pelo Samae desde então. Em janeiro do ano passado, 2022, uma decisão liminar da justiça autorizou o Samae a operar com capacidade de 40% da capacidade.
Ao longo desse período, laudos feitos tanto pela Defesa Civil quanto por geólogos apontaram a situação dos riscos para os moradores. A Rádio Cidade teve aceso a todos e nenhum afirmava 100% não haver perigo.
Quando deve acontecer a retirada
Segundo o atual diretor-presidente do Samae, Wilian Molina, a remoção do reservatório e sua instalação em outro local não deve ser imediata, mas a intenção é de que esteja concluída este ano. Ele chegou a citar até a metade de 2023, dada a burocracia e os tramites com licitação para executar a obra.



