Reservatório do Bruschal será instalado em outro local

Depois de muita polêmica, reclamação dos moradores e até intervenção junto ao Ministério Público, o reservatório de água instalado pelo Samae de Brusque no Loteamento Bruschal, bairro Azambuja, vai ser retirado dali e colocado em outro local. A informação foi confirmada esta semana para a Rádio Cidade pelo diretor-presidente da autarquia, Wilian Molina. Alguns terrenos, inclusive, já estão mapeados.

Segundo ele, atualmente existe uma orientação do MP para que se use o reservatório com capacidade máxima de 40%, ou 200 mil litros de água. Algo que não atende a necessidade de demanda de consumo, pois a estrutura foi erguida para comportar 500 mil litros. Além disso tudo, somam-se os problemas e riscos apontados para que a estrutura fique onde está. Como o de desabar e atingir residências próximas.

“Temos ali um vértice do morro muito próximo. E é aquele vértice que nos preocupa. Daqui a pouco, apesar de o reservatório não apresentar nenhum risco para aquela comunidade, mas aquela posição do morro pode apresentar. Se acontecer alguma coisa de deslizamento, a responsabilidade pode vir a ser do Samae”, pontua ele.

Em explicação mais simples, ao usar o termo “vértice”, Molina confirma que a estrutura do reservatório está posicionada na ponta do morro. Ou seja, junto à encosta e isso quando de deslizamentos pode fazer com que ele acabe cedendo e despencando sobre as residências.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, três terrenos já estão mapeados e podem abrigar o reservatório. Dois deles ficam bem próximo do atual, mas em áreas que não oferecem nenhum tipo de risco. Um a pouco mais de 200 metros do atual, preto da rotatória nas proximidades do Cemitério Municipal Parque da Saudade.

O segundo é o terreno do próprio cemitério, na área do estacionamento. O espaço é bem amplo e não atrapalharia a movimentação que existe atualmente naquele local.

Por fim, o terceiro terreno fica na região de acesso à pracinha, também perto do cemitério parque da Saudade. Todos estes imóveis pertencem à Prefeitura e não haveria necessidade de desapropriação.

“Já decidimos: o reservatório vaio sair dali. Isso já está decidido. O prefeito Ari Vequi já decidiu e eu, como representante do prefeito no Samae, já estou tomando todas as providências”, frisou Molina.

A polêmica

Inaugurado em 2019, o reservatório do Samae no Loteamento Bruschal entrou em operação com promessa de operar em 500 mil litros de água. Situado perto de residências e em um encosta de morro, logo virou motivo de dor de cabeça para quem residia no entorno.

Os moradores passaram a questionar a segurança e pedir a retirada da estrutura dali, negada pelo Samae desde então. Em janeiro do ano passado, 2022, uma decisão liminar da justiça autorizou o Samae a operar com capacidade de 40% da capacidade.

Ao longo desse período, laudos feitos tanto pela Defesa Civil quanto por geólogos apontaram a situação dos riscos para os moradores. A Rádio Cidade teve aceso a todos e nenhum afirmava 100% não haver perigo.

Quando deve acontecer a retirada

Segundo o atual diretor-presidente do Samae, Wilian Molina, a remoção do reservatório e sua instalação em outro local não deve ser imediata, mas a intenção é de que esteja concluída este ano. Ele chegou a citar até a metade de 2023, dada a burocracia e os tramites com licitação para executar a obra.

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...