Nesta sexta feira (18), o 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque emitiu um informativo com dicas de segurança para residências e comércios. O informe foi enviado a todos os meios de comunicação da cidade para que, com sua divulgação, a comunidade tome ciência dos cuidados nesse período de férias, em que muitas famílias saem de viagem, deixando casas e comércios desguarnecidos dos olhares atentos de seus proprietários.
Já nessa manhã de sábado (19), o capitão Ciro, da Policia Militar, concedeu entrevista à Rádio Cidade e enfatizou os pontos que estão sendo orientados à população nesse período. A nota divulgada pela Polícia Militar consiste nos seguintes alertas:
RESIDÊNCIA
- Ao viajar, avise seu vizinho ou alguém de confiança e dê seu telefone para recados. Se a ausência for prolongada, cancele serviços, contratados e encomendas com uma semana de antecedência. Combine com vizinhos a coleta de correspondência e das encomendas que não puderam ser canceladas.
- Ter alarme interligado a casa de parentes, vizinho confiável ou em seu celular, é sempre eficaz.
- Ao sair de sua casa, observe o fechamento do portão eletrônico, janelas, basculantes, portas e sacadas, pois o criminoso se aproveita para entrar sorrateiramente e posteriormente agir.
- Procure instalar iluminação externa na residência com sensor de luz (fotocélula), pois dificulta ao criminoso saber se tem alguém em casa e facilita para a polícia e vizinhos verificarem se tem algum individuo no terreno. Não deixe luzes permanentemente ligadas, pois quando acessas durante o dia indicam que o morador está fora de casa.
- Não comente com estranhos os bens que a família possui, seus hábitos e para onde irá viajar.
- Ao retornar de viagem, caso constate que houve alguma violação em sua residência (portão aberto, janela quebrada, etc.), não entre e chame o mais breve possível a polícia militar para assegurar que não há nenhum perigo no local e tomar as providências relacionadas ao crime.
EMPRESA
- Tenha atenção a movimentos de pessoas e veículos suspeitos próximos à empresa.
- Autorizar a entrada de pessoas na empresa somente após a identificação e contato com quem vai recebê-las.
- Comunique a Polícia Militar, sobre qualquer pessoa com comportamento estranho, que esteja rondando sua empresa, sempre atento para as características que facilitarão sua localização pelos policiais militares, tais como: quanto à pessoa – cor, roupas, faixa etária, peso, se usa óculos ou barba, sinais particulares; quanto a veículo – marca, cor, placa, número de ocupantes e outros detalhes que facilitaram sua identificação.
- Oriente seus colaboradores para que não comente com estranhos a rotina da empresa, sobretudo o tempo em que ela ficará parada.
- Procure instalar dispositivos de segurança, tais como alarmes, câmeras e grades de ferro, para inibirem a ação de criminosos. Lembrem-se, muros altos nem sempre é a solução, dificultam a visão de quem passa na rua, impossibilitando que alguém visualize e comunique à polícia sobre uma ação criminosa.
- Verificar se as portas, portões e janelas estão corretamente fechados.
A Polícia Militar também estará trabalhando na vigilância de condenados da justiça, que ganharam o benefício da prisão em “regime-aberto”. De acordo com o capitão Ciro, o trabalho da PM em cima dessas pessoas tem como objetivo evitar a reincidência criminosa, evitando também dessa forma furto em comercio e residências e outros crimes que tragam prejuízo ao patrimônio.
OUÇA A ENTREVISTA NO TOPO DA PÁGINA




