Guabiruba tem quatro casos em observação
A secretaria municipal de Saúde de Guabiruba está monitorando quatro casos suspeitos de gripe A no município. A informação é de boletim divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura. São pessoas que residem em Guabiruba, mas que viajaram recentemente para o Rio Grande do Sul, mais precisamente na região de Santa Maria. O município gaúcho figura entre os que apresentam mais casos da Influenza A.
Seguindo norma do Ministério da Saúde, a secretaria não revela quem são e onde moram estas pessoas. Elas apresentaram os sintomas básicos de quem contraiu o vírus H1N1 e estão sendo monitoradas por uma equipe médica.
Visando justamente preparar os profissionais para, no caso de a doença chegar ao município vizinho, o setor de Saúde de Guabiruba decidiu capacitar seus profissionais para uma situação de emergência. Assim como aconteceu em Busque, eles receberam orientações sobre como proceder no caso de se depararem com pessoas suspeitas de ter a gripa A.
Em Brusque, os dois casos suspeitos que estavam sendo monitorados pelo setor de epidemiologia do município foram descartados. A secretaria de Estado da Saúde divulgou nota oficial ontem (7), confirmando o falecimento de mais duas pessoas por causa da gripe A. Trata-se de uma mulher de 52 anos de Celso Ramos e de uma mulher de 26 anos de Blumenau. Agora, o Estado conta com cinco óbitos relacionados à
Influenza A .