As memórias de Brusque estão resgatadas
Os escritores e jornalistas Saulo Adami e Tina Rosa lançaram na noite de ontem (7) o quinto e último livro de uma coleção que busca resgatar as memórias de Brusque e região. Histórias e Lendas da cidade Schneeburg foi apresentado em evento na Fundação Cultural.
A obra foi impressa em 6 mil exemplares, compostos cada um por 2.300 páginas. Personagens que marcaram a trajetória da formação do município, seja na colonização ou na política através dos anos integram o conteúdo. Para o escritor Saulo Adami, o livro encerra um projeto de cinco edições, mas não é o último. Vem mais por aí. “Com esse livro, encerramos uma primeira etapa, que era a nossa programação de fazer cinco obras contando a história da cidade. Cada uma delas sobre setores diferentes. Vamos agora pensar em mais alguns livros, em uma série nova que deve começar ano que vem e vai será sobre o sesquicentenário de Brusque” comenta Adami.
A coleção começou a ser elaborada em 2005. Segundo o escritor, a iniciativa de resgatar a trajetória do município e da região surgiu a partir da carência de registros sobre sua formação. “Uma grande lacuna existia cada vez que as crianças iam na biblioteca pública. Fora os recortes de jornais, coisas separadas, não havia uma unidade sobre a história da cidade. Foi quando decidimos que daríamos essa contribuição” prossegue o jornalista.
Os sete anos em que o barão Maximiliano Von Schneéburg administrou a cidade de Brusque, inclusive com imagem dele; a história de um personagem chamado João Bugre, capturado durante uma caçada em Vidal Ramos; a vida de uma famosa prostituta da época, muito conhecida na região; e a atualização da trajetória política brusquense, do primeiro ao atual prefeito integram o conteúdo do livro.
Além de Histórias e lendas da cidade Schneéburg, a coleção de resgate sobre as memórias de Brusque, iniciada em 2005, traz ainda os seguintes títulos: Brusque, cidade Schneéburg (2005), Brusque era maior: viajantes do tempo (2006), Brusque vai à guerra: visões da história (2007) e Brusque operária: comércio e indústria (2008). Todos os livros foram produzidos em parceria com a esposa, Tina Rosa.