Menina precisa de ajuda

A família da menina Jéssica Vitória de Souza Ribeiro (10) está solicitando ajuda para que a criança possa retornar a Brusque após uma cirurgia de transplante de medula óssea realizada em Curitiba (PR). Acontece que as recomendações médicas para que o procedimento tenha sucesso pós-cirurgia são de que ela resida em um ambiente com adequações a evitar problemas com sua saúde. Porém, a família é carente financeiramente e pleiteia ajuda.
De acordo com pedido encaminhado pela equipe médica que cuidou de Jéssica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e à Prefeitura de Brusque, as recomendações dizem respeito a pontos que vão desde móveis adequados, situação da rua onde fica a moradia, entre outros.
A Prefeitura, através da secretaria de Assistência Social e Habitação, alugou um imóvel por um ano, mas a família não possui móveis e nem condições de fazer as adaptações necessárias.
Como pessoa recém transplantada, a paciente (Jéssica Vitória) apresentará quadro de imunodepressão, necessitando de moradia salubre, com o mínimo de contato com pessoas que não pertençam à sua família. Somente dessa forma e respeitando este período de segurança pode-se contar com o restabelecimento das defesas da paciente. Com essa margem impede-se o risco de ocorrer na perda de todo o tratamento investido uma vez que todo o processo de tratamento e transplante de medula óssea envolvem diferentes níveis de desgastes emocionais ao sujeito, aos seus familiares e implica custos financeiros elevados ao estado no que concerne aos procedimentos hospitalares de alta complexidade, explica a equipe médica no comunicado.
Confira, a seguir, as orientações dos médicos sobre o ambiente ideal para que a recuperação de Jéssica tenha sucesso:
Os critérios recomendados são os seguintes: paredes com pintura clara, lisa, sem mofo e umidade; ambientes arejados, com janelas amplas (...); cozinha bem ventilada, contendo equipamentos como fogão e geladeira em funcionamento adequado e em bom estado de conservação; armários e utensílios de cozinha e limpeza adequados e em bom estado de conservação; banheiro privativo (para a paciente), colchão em bom estado, sem mofo e confortável; ambiente livre de tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, livros e revistas antigos, colchão deteriorado e enfeites decorativos (flores, bisquis); (...) ruas ao entorno da residência com asfalto ou anti-pó; proximidade e/ou condições facilitadas de acesso aos serviços de saúde (...).
Interessados em ajudar a família podem fazer contatos nos seguintes telefones:
Eloisa Demertine de Souza avó materna 47 8804 2024
Paulo Vendelino Kons conselheiro tutelar de Brusque 47 9997 9581