HEM inicia projeto "Música no Hospital"
Nesta quarta-feira (9), a Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque (HEM), em parceria com a Fundação Cultural do município, inicia o programa Música no Hospital, que consiste em levar artistas para cantar e tocar instrumentos pelos corredores da instituição.
Os artistas João Luiz Oliveira e Mimi Reis marcaram o início do programa. Eles estiveram na instituição às 16 horas, quando começaram as apresentações. "Conversamos previamente com os pacientes. Os que demonstraram interesse na música terão a porta do quarto aberta para interagirem e apreciarem as canções dos artistas", explicou a coordenadora do programa e funcionária do hospital, Adriana Dalago.
O objetivo é deixar o ambiente hospitalar mais alegre e confortar quem está se recuperando de algum problema de saúde. Além de distrair, a música atua em uma área do cérebro responsável pela parte emocional, tocando as pessoas e, muitas vezes, auxiliando na recuperação dos pacientes.
De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Didi Maçaneiro, que também esteve no hospital nesta quarta-feira, a atividade é um projeto piloto na cidade. "A musicoterapia tem feito grandes avanços na ultima década e acredito que, mesmo sendo um projeto piloto, trará grandes resultados. Como diz o ditado: ‘quem canta seus males espanta. Então, é importante cantar e deixar a música tocar nossas feridas e acalentar as enfermidades", ressaltou.
Inicialmente, o programa terá duração de 6 meses, quando serão avaliados os resultados. Dependendo da adesão dos pacientes e dos benefícios detectados pelo corpo clínico, o programa será prorrogado. O próximo encontro musical será no dia 21 de dezembro.



