A emoção de se ouvir claramente o mundo a sua volta motivou o ato que ocorreu na manhã desta terça-feira (3) no auditório da secretaria de desenvolvimento regional (SDR) de Brusque. Na ocasião foram entregues 34 kits de sistemas FM, que serão utilizados por alunos da rede estadual de várias cidades da regional de Brusque e também outras regiões, possuidores de dificuldade auditiva. Os aparelhos diferenciam-se dos amplificadores habituais, pois se assemelha a um microfone sem fio. Uma espécie de microfone de lapela será acoplado ao professor, sendo que o aluno ouvirá exclusivamente o que ele disser.
Estiveram presentes as fonoaudiólogas Luciana Cardoso, Luciana Zerbini e Priscilli Carvalho Beresford, do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, ligado à niversidade Federal de Santa Catarina. Coube a elas a entrega dos equipamentos e a instrução individual para os pais e responsáveis sobre o uso adequado dos mesmos. Além disso, uma breve palestra com direito a interpretação simultânea para a língua de libras foi ministrada pelas profissionais. Os benefícios do sistema FM e como lidar com o aluno com deficiência auditiva foram os principais temas abordados.
Segundo Crespa Webster, gerente de Educação da SDR Brusque, o sentimento é de mais uma batalha vencida. Na verdade é como se vários filhos nascessem, pontua. Antes, as famílias só conseguiam estes aparelhos por meio de decisões judiciais. Em maio deste ano, porém, foi aprovada uma portaria e a partir daí o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a adquirir os aparelhos e entregar aos que necessitam.
Além da regional de Brusque, cidades de outras regionais como Timbó, Ilhota, Blumenau, Gaspar, Barra Velha, Joinville, Itapoá e São Francisco do Sul foram agraciadas com os aparelhos, graças a parceria com as outras SDR´s. Crespa afirmou também que a fila de espera cessou na regional de Brusque para a aquisição dos equipamentos.
LDO



