Brusque terá três competidores na Olimpíada do Conhecimento
Três estudantes da unidade do Senai em Brusque participam de 28 de setembro a 2 de outubro, em Joinville, da Olimpíada do Conhecimento. Os competidores de Brusque são Éderson Betinelli (19), que compete na ocupação tornearia mecânica; Willian Cesari (17), competidor em fresagem; e Tábita Luana Maestri (20), que vai disputar as provas em confecção de roupas.
"O treinamento está sendo muito bom, aprendo coisas novas a cada dia que passa, estou me dedicando ao máximo, aproveitando bem as explicações do meu professor. Durante o recesso escolar treinei todos os dias para me aperfeiçoar cada vez mais para ter boas chances na competição", destaca Éderson.
Para Willian, que é aluno do curso de aprendizagem industrial em fresagem mecânica, "só em ter a oportunidade de fazer um curso de aprendizagem em uma das maiores redes de ensino do Brasil já é uma satisfação enorme, ainda mais tendo a chance de participar de um concurso que pode chegar a um nível internacional, é um sentimento indescritível".
Já Tábita acredita que, além da disputa, a participação na Olimpíada lhe trará maior desenvolvimento profissional. "O treinamento que venho recebendo está me proporcionando um maior aprimoramento na área de confecção de roupas", completa.
A novidade para este ano é o grau de dificuldade das provas, que serão alinhadas às exigências do WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo.
Os participantes terão de enfrentar provas mais complexas e com tempo de execução menor. O objetivo é prepará-los melhor para a etapa nacional, no Rio de Janeiro em 2010, em conjunto com a primeira edição do American Skills. A etapa nacional classifica para o WorldSkills 2011, em Londres.
A programação da Olimpíada do Conhecimento 2009 terá ainda diversas atividades paralelas para a comunidade, como palestras técnicas, minicursos, unidades móveis, espaço cultural e apresentações artísticas. Na mostra Inova SENAI, haverá competição de projetos inovadores de professores e alunos.
As ocupações que estarão em disputa em Joinville são mecatrônica; desenho mecânico em CAD; tornearia CNC; fresagem CNC; mecânica de precisão; tecnologia da informação - TI; soldagem; mecânica de manutenção; aplicação de revestimentos cerâmicos; tornearia mecânica; fresagem; eletrônica industrial; web design; instalação elétrica predial; instalação elétrica industrial; construção em alvenaria; mecânica geral - ajustagem; ferramentaria; marcenaria; metrologia dimensional; confecção de calçados; design da moda - vestuário; confecção de roupas; panificação; mecânica de automóvel; instalação e manutenção de redes PC; robótica Lego; segurança no trabalho e robótica móvel.



