Esta quinta-feira (10) é lembrada como o Dia Internacional de Direitos Humanos. Desta forma, a Unifebe de Brusque promove a Semana dos Direitos Humanos.
Segundo o professor responsável pelo Laboratório de Cidadania em Direitos Humanos do centro acadêmico, Ricardo Vianna Hoffmann, o evento tem a participação dos alunos dos cursos de Direito e também de Publicidade Propaganda, além dos demais.
A programação conta com uma exposição de fotografias realizada pelos estudantes, com o tema de “declaração universal de direitos humanos”. Há, também, em meio aos corredores, banners com o conteúdo abordado. Além disso, “a professora Silvia Teske, do curso de publicidade, está trabalhando o tema mapa do corpo, os acadêmicos então fizeram totens de pessoas trazendo uma mensagem ligada ao corpo humano”, explica.
Já nesta quinta-feira (10), os participantes contam com um cine debate, que consiste em uma visualização de um filme em sala de aula – bloco C, sala 15, com início às 19h. “Após o filme, haverá um debate com professores e acadêmicos”, afirma.
DIREITOS HUMANOS
O professor também acredita que o evento pode conscientizar os acadêmicos – que são os principais afetados pelo evento – quanto à desmistificação de que direitos humanos servem para defender bandido. “É buscar mostrar que os direitos humanos não têm esse foco, não quer passar a mão na cabeça de bandido e colocar ele como ‘coitadinho’. Cometeu o delito, ele tem que cumprir a sua pena dentro do processo legal – se sentenciado e condenado”, pontua.
Ele ainda enfatiza que a prática é para assegurar que o preso cumpra a pena de forma digna. “Isso [os direitos humanos] não é somente para o preso, mas para todas as pessoas”, diz Hoffmann.
Confira a entrevista completa no topo da matéria:




