Dilma visita a região

Guabiruba foi um dos 69 municípios catarinenses com menos de 50 mil habitantes contemplados com uma máquina do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, do governo federal. O prefeito do município, Matias Kohler, recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff a chave de uma motoniveladora, popularmente conhecida como patrola, juntamente com outros 59 municípios. Entre eles, Botuverá. Outras dez cidades receberam um caminhão caçamba, como Nova Trento. A solenidade de entrega ocorreu na quarta-feira (27), no Porto de São Francisco do Sul, durante a primeira visita da presidente em Santa Catarina neste ano, que esteve ainda em Itajaí e Florianópolis. O vice-prefeito, Valmir Zirke, também acompanhou a solenidade em São Francisco do Sul.

Durante seu pronunciamento, a presidente ressaltou a importância dos municípios menores, como Guabiruba. “Eu considero que os prefeitos das cidades com até 50 mil habitantes, que são as menores do Brasil, têm hoje um grande desafio, por isso do nosso programa. Considerando ainda que nesses municípios está uma parte da população que merece a nossa atenção, o objetivo do programa é aumentar a autonomia dos prefeitos em relação aos recursos. Isso não significa que vocês não terão recursos da união e dos estados, mas significa que dá a vocês margem de manobra para atuar na prefeitura”, disse ela, referindo-se ao programa que concede às cidades uma retroescavadeira, uma patrola e um caminhão caçamba. O valor das três máquinas representa cerca de R$ 1 milhão de investimentos no município.

Dilma destacou ainda a importância dos prefeitos dessas cidades. “Vocês são os sujeitos políticos e são vocês que têm a possibilidade de interferir concretamente no dia a dia do município, ou abrindo uma vala, fazendo uma melhoria nas suas estradas de terra ou então fazendo qualquer melhoria para qualquer morador. Eu considero esse programa importante por dois motivos. Têm municípios com dois mil quilômetros de estrada de chão. É um grande desafio com máquinas novas, mas com máquinas velhas, imagina o custo de manutenção. Muitos prefeitos disseram pra mim que possuem máquinas com mais de 25 anos e por essas estradas passa a vida do município. E os menores têm menos capacidade de investimentos”, pontuou.

O prefeito de Guabiruba agradeceu a presidente pelo recebimento do maquinário e concorda que as máquinas representam para o município uma economia. “A patrola, somada à retroescavadeira, recebida em setembro, e com o caminhão caçamba, que a expectativa é receber até abril, melhora nosso parque de máquinas”, avaliou Kohler.

Ele também frisou que com o município deverá adquirir mais dois caminhões caçamba, por meio de recursos do Fundo de Apoio aos Municípios - Fundam e um rolo compactador para renovar a frota de máquinas. “Historicamente, Guabiruba faz a cobertura primária das suas estradas com macadame e areião, mas esse material não tem sido compactado. Acreditamos que a compactação dará mais durabilidade aos serviços de manutenção e assim, com essas aquisições, renovaremos a nossa frota e daremos uma atenção melhor aos munícipes”, afirma o prefeito.